Cartilha lista atitudes para a valorização do Auditor Fiscal

Dentre as diversas ações que o Sindifisco Nacional tem desenvolvido no sentido de buscar a valorização do cargo de Auditor Fiscal, está a reedição da cartilha “11 Ações Individuais para a Valorização do Auditor Fiscal”. O documento faz parte do projeto “Formação de Autoridade Fiscal”, e lista algumas atitudes que, uma vez adotadas pela categoria, contribuem para o resgate da autoridade, da autonomia e da valorização do cargo.

A cartilha, que teve a sua primeira versão elaborada em 2011, traz como novidade o item que orienta sobre o banimento de expressões indevidamente utilizadas em processos administrativos e documentos internos. Sugere-se, por exemplo, que o termo “proponho” seja substituído por “decido”, pois, como autoridade tributária, o Auditor Fiscal tem entre as suas atribuições a tomada de decisões em processos administrativos.

Outro ponto que merece destaque é o combate ao desvio de função. Neste tópico, fica claro que o Auditor Fiscal não deve aceitar desenvolver funções de média ou baixa complexidade, por configurar, no mínimo, malversação do dinheiro público.

O material alerta também para a necessidade da utilização da nomenclatura do cargo (Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil, ou Auditor Fiscal) nos atos administrativos e/ou outros documentos, em substituição à abreviação “AFRFB”. Tal atitude afasta qualquer possibilidade de confusão com outros cargos por aqueles que não tem o conhecimento sobre o significado da sigla, como os contribuintes e demais autoridades.

A cartilha está sendo enviada para a casa de cada filiado, mas também pode ser acessada clicando abaixo.

A DEN entende que para alcançar o devido reconhecimento e valorização do cargo, é necessário que cada Auditor Fiscal, em suas ações individuais, some esforços à luta que o Sindifisco vem desenvolvendo. Faça sua parte! Juntos somos mais fortes!

Conteúdos Relacionados