Sindicato expressa apoio a aduaneiros chilenos
O Sindifisco Nacional encaminhou à ANFACH (Associação Nacional de Funcionários Aduaneiros do Chile), nesta segunda-feira (25/10), carta de apoio à paralisação nacional dos funcionários aduaneiros chilenos, marcada para esta terça-feira, 26 de outubro.
Na carta, o Sindifisco expressa solidariedade à luta dos fiscais aduaneiros do Chile que reivindicam o cumprimento, por parte do atual governo, de acordo firmado na busca por melhores condições de trabalho e pelo respeito aos direitos laborais.
“Entendemos que nas relações trabalhistas os compromissos firmados por ambas as partes devem ser obrigatoriamente cumpridos, independentemente da conjuntura política do país. Cabe ao Estado chileno honrar os acordos constituídos, de modo a propiciar aos trabalhadores aduaneiros condições favoráveis para o pleno desenvolvimento de suas atividades”, destaca o documento.
Acordo – Após uma greve nacional ocorrida em janeiro deste ano, foi assinado um acordo entre a ANFACH e as autoridades governamentais à frente do país naquela época. Com a mudança de governo, após as eleições presidenciais chilenas, os compromissos firmados anteriormente ficaram ameaçados.
De acordo com a ANFACH, mesmo após intensas reuniões com as novas autoridades, para explicar o significado dos acordos realizados, foi assinalado que o governo não poderia cumprir os compromissos firmados pela administração anterior. Entre os pleitos reivindicados pelos aduaneiros chilenos, está a modernização da aduana.