Cosenzo é reeleito presidente do Fonacate
O presidente do Fonacate (Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado), José Carlos Cosenzo, foi reeleito nesta terça-feira (8/12) para a presidência da entidade – função que exercerá pelos próximos três anos. Pedro Delarue, presidente do Sindifisco Nacional, continuará ocupando uma das vice-presidências do Fonacate e, a partir de agora, será responsável pela área de Comunicação.
“Queremos dar continuidade ao trabalho que todos nós (filiadas), em unidade, temos construído ao longo desses dois anos de Fonacate. Somos os únicos representantes das Carreiras Típicas de Estado e o Fonacate está alcançando o seu espaço”, disse José Carlos Cosenzo, que também preside a Conamp (Associação Nacional dos Membros do Ministério Público).
Em Assembleia Geral do Fórum, realizada na sede da Anfip (Associação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil), foi homologada a reeleição da mesma diretoria que estava à frente do Fonacate desde dezembro de 2007. De acordo com novo Estatuto, aprovado em agosto deste ano, o mandato da diretoria será trianual – 2010-2012 – e os cargos de vice-presidentes foram divididos por competências institucionais: financeiro; administrativo e patrimônio; comunicação; e relações institucionais.
Na mesma ocasião, constituiu-se pela primeira vez um Conselho Fiscal, que será responsável pela inspeção e fiscalização da gestão econômico-financeira e patrimonial do Fórum. O Conselho é composto pelos presidentes das seguintes entidades: Sinait (Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho), Aner (Associação Nacional dos Servidores Efetivos das Agências Reguladoras Federais), Auditar (União dos Auditores Federais de Controle Externo), Fenafim (Federação Nacional dos Auditores e Fiscais de Tributos Municipais) e Sindilegis (Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do TCU).
Após aclamação dos eleitos, muitos presidentes das entidades afiliadas ao Fonacate manifestaram apoio à diretoria e parabenizaram por todo o trabalho já realizado. “Hoje concretizamos uma vitória importante para a história do Fórum: eleger de fato uma diretoria, pois no começo, em 2007, não tivemos uma eleição oficial. Permanecer com a mesma diretoria vai nos fortalecer ainda mais”, afirmou o secretário-geral do Fonacate, Roberto Kupski, também reeleito para o cargo.
“Este Fórum é uma condensação de ideias e, principalmente, a busca de um gênero comum e a paridade entre as carreiras mais importantes do Estado. O melhor modo de fortalecer a carreira da advocacia, do Fisco, do Ministério Público, do controle e de todas as outras é buscar essa união que o Fonacate tem conseguido fazer com muito sucesso”, concluiu Cosenzo.
A próxima reunião do Fórum deve ser realizada no fim de fevereiro de 2010. Confira abaixo a diretoria eleita para o triênio 2010-2012:
Diretoria
Presidente: José Carlos Cosenzo (Conamp)
1º Vice-Presidente (Financeiro): Jorge Cezar Costa (Anfip)
2º Vice-Presidente (Adm. e Patrimônio): Sandro Torres Avelar (ADPF)
3º Vice-Presidente (Comunicação): Pedro Delarue Tolentino Filho (Sindifisco Nacional)
4º Vice-Presidente (Rel. Institucionais): Rogério Vieira Rodrigues (Unafe)
Secretário-Geral: Roberto Kupski (Febrafite)
Conselho Fiscal
Conselheiro Titular: Rosângela Silva Rassy (Sinait)
Conselheiro Titular: Paulo Eduardo Stangler (Aner)
Conselheiro Titular: Bruna Mara Couto (Auditar)
Conselheiro Suplente: Célio Fernando de Sousa Silva (Fenafim)
Conselheiro Suplente: Magno Antonio Correia de Mello (Sindilegis)
(Com informações da Assessoria do Fonacate)