Carreiras de Estado unidas pela aprovação da PEC 555/06

O vice-presidente do Sindifisco Nacional Ayrton Eduardo Bastos participou, na tarde de terça-feira (13/5), de reunião do Fonacate (Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado). A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 555/06 foi um dos principais assuntos do encontro. As carreiras estão unidas e empenhadas em aprovar a Proposta.

Ayrton Eduardo Bastos aproveitou a oportunidade para convidar todos os representantes das entidades do Fonacate a participarem e levarem o maior número de filiados para a grande mobilização pela aprovação da PEC 555/06, no dia 29 de maio, no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados. “Precisamos mostrar força e pressionar o Governo a negociar”, afirmou.

O vice-presidente ainda informou que o Sindifisco conseguiu a inclusão da PEC 555/06 na pauta prioritária das Centrais Sindicais e que, na manhã de quarta-feira (14/5), o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, vai promover um encontro de representantes dos servidores com o ministro da Previdência, Garibaldi Alves, e representantes da Casa Civil e da área econômica do Governo. “Esta sinalização de Alves de fazer a ponte com o Executivo é muito importante para abrir a negociação”, afirmou.

Funpresp – O Fonacate recebeu também o diretor-presidente da Funpresp-exe (Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal), Ricardo Pena, que deu informações e prestou esclarecimentos sobre o fundo.

Uma das informações que agradou os representantes das carreiras é que, na atual gestão, a Funpresp é um fundo de investimento aberto, que pode ser acompanhado pelos participantes e entidades – o que é importante para garantir a transparência das aplicações financeiras.

Pena esclareceu dúvidas sobre taxa de administração e carregamento, benefício, migração, dentre outros assuntos. E informou que há um simulador de adesão no site da Funpresp para que os servidores possam calcular os benefícios.   

Encontro com presidenciáveis – Na reunião, os representantes das carreiras ainda discutiram a elaboração de uma carta para ser entregue aos candidatos à Presidência da República. O Fonacate vai se mobilizar para promover encontros dos presidenciáveis com as entidades no período eleitoral.

Conteúdos Relacionados