Leitor cita estudo do Sindifisco Nacional

O jornal Valor Econômico publicou, na edição desta segunda-feira (29/11), na seção cartas de leitores, a opinião de um leitor contra a carga tributária vigente, em que ele cita o estudo produzido pelo Sindicato intitulado “Sistema Tributário: diagnóstico e elementos para mudanças”. 

“Uma pesquisa desenvolvida pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco), informa que o contribuinte brasileiro está pagando mais imposto do que deveria pagar especialmente a camada mais pobre da população. O estudo afirma que as pessoas que ganham um salário mínimo pagam 27% de imposto indireto. Já as que recebem acima de 30 salários mínimos, pagam 7% na tributação indireta. Mais uma vez vem a pergunta: isso é realmente justo?”, questiona o leitor.

O leitor também defende uma profunda reforma política antes da reforma tributária, bem como uma reforma administrativa. “O Custo Brasil é alto, crescente, o que leva o governo a perseguir recordes de arrecadação para fazer face a essa necessidade contínua e crescente. Aonde vamos parar? Enquanto isso veremos injustiças e excessos em termos tributários no Brasil”, finaliza sua carta.

Leia aqui  a carta completa do leitor publicada pelo jornal.

Conteúdos Relacionados