Canal de Ouvidoria recebe 130 solicitações em dois meses
Lançado há dois meses pela Direção Nacional, o Canal de Ouvidoria e Acesso à Informação do Sindifisco recebeu até o momento 130 solicitações, provenientes de filiados e do público em geral. Desse total, 91 já foram atendidas, o equivalente a 70%, e as demais estão em andamento. O acesso ao canal está disponível no canto direito da página inicial do site da entidade. Se estiver logado, o filiado pode também acessá-lo no Menu Principal, aba “Serviços ao Auditor”.
Entre as mensagens encaminhadas à Ouvidoria, cerca de 70% são solicitações de informações, sobretudo concernentes a ações judiciais, dirigidas à Diretoria de Assuntos Jurídicos. Bônus, PSS sobre férias e as ações dos 28% e dos 3,17% são os assuntos mais abordados, mas também há pedidos de esclarecimento sobre auxílio funeral, licença prêmio e atualização cadastral, entre outros.
A Ouvidoria recebe pedidos de informação, sugestões, reclamações, denúncias, críticas e elogios sobre as atividades da entidade e encaminha as manifestações às pastas competentes, mantendo o interessado sempre informado sobre as providências adotadas. Cada solicitação recebe um número de protocolo, encaminhado por e-mail ao interessado. A entidade tem o compromisso de analisar e responder às solicitações em, no máximo, 15 dias, para Auditores-Fiscais filiados, e 30 dias, para não filiados, sendo tais prazos passíveis de prorrogação, por 10 dias, mediante justificativa expressa.
É papel da Ouvidoria transmitir informações e colaborar com o aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas pelo Sindifisco Nacional, aprimorando a articulação com os Auditores-Fiscais, para o cumprimento das diretrizes estatutárias. A função de Ouvidor cabe à secretária-geral Mariana Araujo, como titular, e ao diretor de Comunicação Social Marchezan Taveira, como substituto.
Mariana Araujo ressalta que a Ouvidoria foi criada para incrementar a comunicação com os Auditores-Fiscais e a sociedade em geral, respondendo solicitações e acatando críticas e sugestões. “É importante para o filiado perceber que existe alguém ali do outro lado para atendê-lo. Ao mesmo tempo, o canal nos possibilita acompanhar as mensagens recebidas de uma forma profissional, tendo o controle das mensagens encaminhadas a cada setor e suas respectivas respostas”, explica, acrescentando que a criação da Ouvidoria foi proposta pela atual gestão durante a campanha.
Segundo a portaria que estabeleceu a criação do canal, são competências da Ouvidoria receber consultas, diligenciar junto aos departamentos e setores de apoio da entidade, bem como aos diretores das diversas pastas, e prestar informações e esclarecimentos sobre atividades, ações e projetos do Sindifisco Nacional.
Também é missão da Ouvidoria colaborar com a interação entre a Direção Nacional, as Delegacias Sindicais, os Auditores-Fiscais e a sociedade civil. Não são admitidas, no entanto, consultas, reclamações e denúncias que extrapolem a competência das atividades fixadas no estatuto do Sindifisco, assim como reclamações, críticas e denúncias anônimas.