Campanha “Tributar Super-Ricos” defende que justiça fiscal seria melhor presente de Dia das Mães

Mulheres ganham menos, pagam mais impostos e têm as menores restituições no Imposto de Renda. As constatações foram destaque em reportagem divulgada pelo site Brasil de Fato, no último sábado (13), a partir de alerta feito na campanha Tributar os Super-Ricos, idealizada pelo Instituto Justiça Fiscal (IJF), com parceria do Sindifisco Nacional, entre outras entidades.

O alerta principal da campanha é que o melhor presente do Dia das Mães seria “justiça fiscal”. Neste sentido, o IJF e as demais entidades que apoiam a campanha defendem que a Reforma Tributária leve em conta gênero e raça, além de tributar as grandes fortunas, altas rendas e grandes patrimônios. Esse aumento de arrecadação garantiria recursos para fortalecer políticas públicas de moradia, saúde, educação, beneficiando principalmente as milhões de mães que precisam do apoio do Estado.

A reportagem também apresenta a personagem Niara, que explica de forma simples os princípios da campanha, e detalha um estudo desenvolvido pelo IJF, comprovando que as mulheres pagam alíquotas mais elevadas do que os homens em quase todas as faixas do Imposto de Renda, bem como que a carga tributária das famílias chefiadas por mulheres é maior.

Para ler a matéria completa, clique aqui.

Conteúdos Relacionados