Sindicato adianta pontos da pauta reivindicatória para o Governo
Atendendo a convite da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, o presidente e o segundo vice-presidente do Sindifisco Nacional, Pedro Delarue e Sergio Aurélio, respectivamente, participaram, nesta sexta-feira (16/4), de reunião com a diretora de Relações do Trabalho do Ministério, Marcela Tapajós, e com a assistente técnica, Jannayna Sales. Durante o encontro, foram discutidos temas como campanha salarial, efeitos funcionais relativos à greve de 2008, fosso, entre outros.
Os sindicalistas abriram a discussão reforçando o pleito da Campanha Salarial 2010 para que não conste nos assentamentos funcionais dos Auditores-Fiscais os dias parados durante a greve da Classe em 2008, conforme já havia sido acordado, junto ao Ministério do Planejamento. Segundo a Cogep (Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas), a questão continua pendente por questões técnicas do sistema do Ministério do Planejamento. As representantes do Executivo reconheceram que a demanda já deveria ter sido solucionada e se comprometeram a entrar em contato com a Cogep para se informar acerca do entrave técnico e resolver definitivamente a questão.
Em relação ao fosso, Marcela Tapajós também admitiu que há um acerto a ser feito, já que alguns Auditores não tiveram as três progressões que haviam sido definidas. Segundo ela, para solucionar o problema, a Secretaria de Recursos Humanos está redigindo um projeto de lei que deverá ser finalizado até maio. Antes disso, o dispositivo será apresentado ao Sindifisco, a fim de que o Sindicato possa contribuir com sugestões para o aprimoramento do texto.
Os sindicalistas também anteciparam outro ponto do eixo de reivindicações da campanha salarial 2010: a indenização por localidade inóspita. Segundo a diretora de Relações do Trabalho, o assunto está sendo estudado pelo governo e, em princípio, a Secretaria entende que a indenização pode ser necessária.
Delarue e Sérgio informaram que, após a consolidação do resultado da Assembleia Nacional, que está acontecendo hoje, o Sindicato irá protocolar oficialmente a pauta reivindicatória da Classe para a campanha salarial 2010. Além disso, explicaram que os Auditores-Fiscais definiram durante a última Plenária Nacional que será enviada uma carta ao secretário da RFB (Receita Federal do Brasil), Auditor-Fiscal Otacílio Cartaxo, solicitando o empenho dele no encaminhamento da pauta e, por isso, o Sindicato irá convidá-lo a integrar a mesa de negociação.
As representantes do governo afirmaram que não há previsão de reajustes esse ano para nenhuma categoria. Mas garantiram o espaço para a discussão. Os sindicalistas ratificaram que os Auditores-Fiscais integram uma carreira essencial para o Estado e vão exigir o seu reconhecimento como tal. Diante disso, ficou pré-agendada uma nova reunião dentro de aproximadamente quinze dias.