Cnesf lança campanha salarial dia 16
A campanha salarial nacional unificada dos servidores públicos federais será oficialmente lançada na próxima quarta-feira, dia 16, com ato público em frente ao Congresso Nacional, às 10 horas. O indicativo foi aprovado na terça-feira (8/2) durante reunião ordinária das entidades que compõem a Cnesf (Coordenação Nacional das Entidades dos Servidores Públicos Federais).
A comissão de organização do ato realizou uma segunda reunião nesta quarta-feira (9/2), desta vez, na Condsef (Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal), para organizar as tarefas de construção do movimento. O diretor de Relações Intersindicais, Luiz Bomtempo, participou dos dois encontros.
A pauta de reivindicações já está definida. Os servidores demandam uma política salarial permanente com reposição inflacionária, valorização do salário base e incorporação das gratificações; regulamentação/institucionalização da negociação coletiva no setor público e direito de greve irrestrito; retirada dos projetos de lei, medidas provisórias e decretos contrários aos interesses dos servidores públicos; cumprimento por parte do governo de acordos firmados, paridade entre ativos, aposentados e pensionistas; e definição de data-base para 1º de maio. Os servidores também se colocam contra qualquer reforma que retire direitos dos trabalhadores.
Organização – Antes de se dirigirem ao Congresso Nacional, os servidores estarão concentrados em frente à Catedral de Brasília. As entidades produzirão seus próprios materiais (camisetas e bonés), mas haverá cartaz e adesivo de propaganda do ato, que será assinado por todas as entidades.
A Condsef elaborou uma “Carta à População”, cujo texto já foi enviado a todas as entidades. Coube à Fasubra (Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras) o preparo de uma “Carta aos Parlamentares” e ainda os cuidados da parte legal do ato, providenciando a liberação dos espaços, conforme exigência dos órgãos institucionais.