Servidores públicos lotam Esplanada dos Ministérios

A campanha salarial nacional unificada dos servidores públicos federais foi oficialmente lançada nesta quarta-feira (16/2) sob o comando da Cnesf (Coordenação Nacional das Entidades dos Servidores Públicos Federais). A manifestação levou mais de 4 mil pessoas para uma caminhada na Esplanada dos Ministérios. O diretor-adjunto de Relações Intersindicais do Sindifisco Nacional, Luiz Gonçalves Bomtempo, participou do ato.

O diretor destacou que, na pauta de reivindicações, há pelo menos três pontos em consonância com os pleitos do Sindicato: a derrubada do PLP 549/09, que estabelece um limite para o crescimento da despesa com pessoal e encargos sociais da União de 2010 a 2019; o combate a qualquer reforma que retire direitos dos trabalhadores e a avaliação de desempenho como instrumento demissional.

O presidente nacional da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Artur Henrique, destacou o papel do Sindifisco que, historicamente, é conhecido pela sua organização. Na avaliação dele, esse know now pode contribuir muito na discussão da valorização do serviço público. “Contaremos com a expertise do Sindifisco Nacional no seminário que a CUT vai promover dia 21 e 22 de março sobre Reforma Tributária”, lembrou Artur Henrique.

O deputado federal recém-eleito Roberto Policarpo (PT/DF) também participou da manifestação. “Contem comigo no Congresso Nacional para retirarmos qualquer pauta que venha comprometer direitos dos servidores públicos”, discursou o deputado.

A Cnesf elaborou uma “Carta à População”, que segundo um dos coordenadores do ato, Paulo Barela, será distribuída permanentemente nos estados.

As mais de 4 mil pessoas que participam da campanha da Cnesf saíram da Catedral de Brasília, fizeram um ato em frente ao Congresso Nacional, e terminaram o ato em frente ao Ministério do Planejamento. 

Conteúdos Relacionados