Mídia repercute mobilização pelo direito a um serviço público de qualidade
As atividades que Auditores-Fiscais da RFB (Receita Federal do Brasil) e do Trabalho, Peritos e Delegados da Polícia Federal, e Advogados Públicos da União estão desenvolvendo nesta quinta-feira, 28 de julho, em prol do “Direito a um Serviço Público de Qualidade” repercutem na mídia.
No Rio de Janeiro, a imprensa destacou que a mobilização está ocorrendo dentro da normalidade, sem transtornos, apesar dos horários de pico escolhidos para a ação: até às 9h, no Aeroporto Santos Dumont e, entre 15h e 16h, no Aeroporto do Galeão. O Jornal do Brasil Online destacou na matéria intitulada “Funcionários da Receita e agentes da PF protestam em aeroportos”, que as categorias não têm intenção de promover uma greve nem de prejudicar o atendimento nos aeroportos. Apenas pedir melhores condições para os trabalhadores do serviço público, que tem sofrido, dentre outras coisas, com cancelamento de concursos e terceirização de funcionários.
Já o Dia Online estimou que cerca de 150 pessoas devem participar da ação. O Portal R7, na matéria “Delegados federais param aeroportos do Rio para protesto por melhores condições de trabalho”, chamou atenção para o fato de que “a manifestação não é um indicativo de greve e que o movimento não pretende prejudicar o atendimento ao público nos aeroportos”.
No Ceará, o jornal O Povo destaca o descontentamento com a terceirização nas atividades próprias dos funcionários dos órgãos. Por isso, uma das reivindicações é a “reestruturação das carreiras, com a valorização profissional dos servidores”.
A nota divulgada pelas entidades nacionais representativas da fiscalização da Receita Federal e do Trabalho, da Advocacia Pública Federal, dos Peritos e Delegados da PF, em que afirmam que não obtiveram uma resposta do governo até agora, "apesar da importância do trabalho desenvolvido por essas carreiras para as principais políticas sociais do governo, como a garantia da arrecadação, o combate à sonegação, ao tráfico de drogas e ao trabalho escravo, as obras do PAC e para o sucesso dos grandes eventos mundiais que o país vai sediar nos próximos anos (Copa do Mundo e Olimpíadas)", foi destaque na matéria do Diário do Pará Online.
Todas as matérias encontram-se na seção “Na mídia” do site do Sindifisco Nacional.