Campanha salarial: entidades sindicais ajustam ações para esta semana

Representantes do Sindifisco Nacional e das demais entidades sindicais vinculadas ao Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) se reuniram, nesta segunda (10), para ajustar detalhes das ações que ocorrerão esta semana, sobretudo na Esplanada dos Ministérios, como parte do cronograma de atividades em defesa do serviço público. A reunião ocorreu na sede do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait) com a presença do vice-presidente Jesus Brandão e diretor de Assuntos Parlamentares George Alex de Souza.

Na oportunidade, as entidades contabilizaram a quantidade de filiados que deverão comparecer nos atos programados para esta terça (11), às 14h, ministério da Economia, e para quarta (12), de 9h às 18h, no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados. Em ambos os eventos ocorrerá o lançamento da campanha salarial dos servidores públicos.

Os dirigentes sindicais também fecharam os itens da pauta que será entregue no Executivo e no Legislativo. A correção da tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), a reposição de perdas salariais no período de 2010 a 2019, e a isonomia de benefícios e paridade entre ativos, aposentados e pensionistas são alguns dos tópicos.

Além dos atos que serão realizados esta semana, em Brasília, os representantes das entidades sindicais falaram sobre a necessidade de articular ações de mobilização mais duradouras, incluindo a criação de um comitê de comunicação para a produção e divulgação de materiais à imprensa com foco na defesa do serviço público.

Nota de repúdio – Para o momento, uma das prioridades do comitê será a produção de duas notas de repúdio à declaração do ministro da Economia, Paulo Guedes, que, na última sexta (7), durante um evento, chamou os servidores públicos de parasitas. Ficou acordado que um dos documentos será previamente encaminhado às entidades e, posteriormente, divulgado internamente entre as entidades e o outro será distribuído à opinião pública. A reunião que tratará exclusivamente da aprovação do material será na próxima quinta (12), às 14h.

Também será criado um comitê, formado pelas assessorias jurídicas das entidades, para avaliar as medidas judiciais cabíveis em razão do ataque feito aos servidores. A primeira reunião será nesta sexta (14), às 10h.
Já a próxima reunião do Fonasefe ficou definida para o dia 3 de março, às 14h, na sede do Sinait.  

Conteúdos Relacionados