Campanha Imposto Justo tem ampla repercussão na mídia

A Campanha Imposto Justo, lançada pelo Sindifisco Nacional com o objetivo de promover maior justiça fiscal no país, teve ampla repercussão na mídia no início da semana.

Matérias publicadas pela Agência Brasil no domingo (18/8) – que versam sobre a proposta de correção da tabela do Imposto de Renda e a cobrança do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) para veículos aéreos e aquáticos – foram reproduzidas por diversos veículos de comunicação impressos e online, como Correio Braziliense, DCI Online, eBand, Diário de São Paulo, Exame.com, JB Online, Jornal de Brasília, Zero Hora, Correio do Povo, entre outros.

Tabela do IR – O texto “Defasagem na correção da tabela do IR pode chegar a 62% até o fim do ano, estima o Sindifisco”, assinado pelo jornalista Daniel Lima, chama a atenção para a defasagem entre a tabela do Imposto de Renda e a inflação, conforme estimativa do Sindicato. Traz ainda detalhes da proposta da entidade que propõe a correção gradativa da Tabela do Imposto de Renda e que, em breve, deve ser apresentada no Congresso Nacional.

A reportagem ressalta que o Sindifisco lançou a campanha para mobilizar e informar a população sobre a necessidade de correção da tabela do Imposto de Renda e sugere aos leitores a adesão. “A campanha Imposto Justo foi lançada em maio e pretende convencer os congressistas a reduzir as injustiças fiscais provocadas pela não correção. Os interessados em participar devem preencher o formulário disponível no site do Sindifisco Nacional, no endereço https://www.sindifisconacional.org.br/impostojusto”, destaca a matéria.

Para dimensionar o prejuízo dos assalariados com a não correção da tabela, o presidente do Sindicato, Pedro Delarue, explica que o contribuinte que, em 1996, ganhava nove salários mínimos, era isento do Imposto de Renda e hoje quem ganha 2,5 salários é obrigado a pagar. A explicação é que a não correção da tabela fez com que várias pessoas que estavam isentas, por causa da renda baixa, fossem paulatinamente ingressando na condição de contribuinte.

No texto, o sindicalista fala dos prejuízos dos assalariados com a não correção da tabela e lembra que está incluída no projeto o fim da isenção da cobrança de Imposto de Renda na distribuição de lucros e dividendos para pessoas jurídicas. “Além disso, na proposta estão incluídas algumas deduções, como por exemplo, aluguéis e juros da casa própria”.

PEC dos Jatinhos – A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 283/2013 – de iniciativa do Sindifisco Nacional – que tramita na Câmara dos Deputados apensada a PEC 140/2012, foi abordada pela Agência Brasil no texto “PEC prevê cobrança de IPVA sobre aviões e lanchas para aplicação em transporte público”. A reportagem destaca que o objetivo é destinar mais recursos para o transporte público urbano, e, assim, atender uma das reivindicações da população colocadas nas manifestações de ruas nos últimos meses. Lembra ainda que, além de helicópteros, jatinhos, lanchas e iates, o IPVA vai incidir sobre os jet-skis.

“A intenção é fazer com que essa arrecadação extra seja integralmente destinada ao transporte público urbano. Neste momento, a PEC está parada porque um deputado pediu vista do parecer. A nossa expectativa é que, no mais tardar em duas semanas, ela seja apreciada na Comissão e, depois, aperfeiçoada no Congresso Nacional”, observa Delarue.

Imposto Justo – Há três meses no ar, a campanha Imposto Justo – com o PL que prevê a correção da tabela do IR – iniciou esta semana com a adesão de mais de 11 mil pessoas. A assinatura é importante para que a proposta apresentada no Congresso Nacional, com o apoio popular, tramite de forma mais acelerada. 

Conteúdos Relacionados