Plenária Nacional recebe representantes de entidades

A abertura da Plenária Nacional do Sindifisco Nacional nesta quarta-feira (4/5) em Brasília (DF) contou com a presença de representantes de entidades que pretendem realizar Campanha Salarial Conjunta em 2011. O primeiro a falar foi Luís Carlos Palacios, presidente da Unafe (União dos Advogados Públicos Federais do Brasil). O sindicalista informou que 61,97% dos advogados públicos federais filiados aprovaram a Campanha Salarial Conjunta.

Em seguida, o presidente da Anfip (Associação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil), Jorge Cezar Costa, reforçou a parceria entre as entidades e afirmou entender a Campanha Salarial como uma das prioridades da agenda dos Auditores-Fiscais para este ano, tendo em vista a defasagem salarial que aflige os servidores públicos.

Outra presença na Plenária foi a da presidente do Sinait (Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho), Rosângela Rassy, que destacou ser um avanço significativo a aprovação de uma pauta conjunta nas bases de cada entidade.

Após a participação dos representantes das outras entidades, o 2º vice-presidente do Sindifisco Nacional, Sérgio Aurélio Velozo Diniz, informou que a DEN (Diretoria Executiva Nacional) disponibilizaria veículo para levar os Auditores interessados em se inscrever no concurso de remoção na Cogep (Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas). O processo segue até amanhã, (5/5). Na segunda-feira (9/5), termina o prazo para apresentar recursos, e, na terça-feira (10/5), eles serão julgados.

Ainda durante a Plenária, os Auditores-Fiscais aprovaram o Regimento Interno, a Mesa Diretora da Plenária e alguns pontos sobre a condução dos trabalhos nas Plenárias Setoriais sobre Aduana, Previdência e Tributos Internos. No ato do credenciamento, cada um dos Auditores fez a opção por debater um desses temas, que serão analisados juntamente com a Campanha Salarial durante a tarde desta quarta-feira e manhã da quinta-feira.

Durante a manhã, também houve espaço para informes. O presidente do Sindicato, Pedro Delarue, fez uma síntese sobre a pauta conjunta da Campanha Salarial, que tem como itens definidos a implementação das Leis Orgânicas de cada uma das carreiras; a reestruturação das carreiras com teto e piso salarial unificados, a indenização de localização de difícil provimento e a reestruturação das carreiras de apoio administrativo.

Já o 1º vice-presidente, Lupércio Montenegro, falou sobre a desoneração da folha, um dos temas discutidos em reunião com o secretário-executivo do MF (Ministério da Fazenda), Nelson Barbosa, nesta terça-feira (3/5). Durante o encontro, Lupércio Montenegro destacou a posição contrária da DEN à mudança.

O 1º vice-presidente também informou aos membros da Plenária a solicitação do Sindicato atendida pela Cogep de destinar vagas específicas para área de Previdência Complementar. “O concurso de remoção, em curso, já tem 30 vagas para essa área”, disse Lupércio Montenegro.

Os trabalhos da Plenária terminaram com informes das Delegacias Sindicais. No período da tarde, o encontro será retomado com a Análise de Conjuntura.

Conteúdos Relacionados