Sindifisco participa de audiência pública sobre seguridade social
Os diretores da DEN (Diretoria Executiva Nacional), João Santos e Eduardo Artur Neves Moreira, participaram na terça-feira (16/8) de audiência pública promovida pela Comissão de Seguridade Social e Família, na Câmara dos Deputados. Requerida pelos deputados federais Marcus Pestana (PSDB/MG), Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP), Amauri Teixeira (PT/BA) e Darcísio Perondi (PMDB/RS), a audiência teve por objetivo discutir a situação da seguridade social no Brasil.
Durante o encontro, o diretor João Santos indagou ao secretário de Políticas de Previdência Social do Ministério da Previdência Social, Leonardo José Rolim Guimarães, se o governo tem intenção de aprovar o PL (Projeto de Lei) 1992/07 mesmo que o Fundo de Pensão dos Servidores Públicos Federais tenha natureza privada, como estabelece o texto da proposta.
Leonardo Rolim disse que nos municipios onde a previdência complementar existe, a natureza do fundo é pública – o que deveria ocorrer para União. O PL (Projeto de Lei) 1992/07 cria a previdência complementar para os servidores públicos federais.
O representante do governo falou também sobre o suposto déficit da previdência dos servidores públicos e foi rebatido pelo sindicalista Álvaro Solon França, da Anfip (Associação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil).
“A DEN corrobora com a opinião do sindicalista de que a previdência pública dos servidores é superavitária”, disse o diretor Eduardo Artur Neves Moreira.