Café com Política em Brasília: Izalci declara apoio a Auditores
O deputado Izalci Lucas (PSDB/DF) esteve, na sexta-feira (20/11), na DS (Delegacia Sindical) Brasília para participar de mais uma edição do Café com Política, que contou com a presença do vice-presidente do Sindifisco Nacional, Mário Pinho. O presidente da DS Brasília, João Nóbrega; o Auditor Fiscal George Alex; e o vice-presidente da Anfip (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil), Floriano Martins também participaram da mesa do evento.
Izalci Lucas frisou o compromisso com a Classe ao afirmar que defende as carreiras de Estado, argumentando que estas devem ser independentes de fatores políticos. “O cargo de Auditor Fiscal deve ser fortalecido. Conheço os projetos de interesse da categoria e apoiarei no que for necessário”, disse.
O parlamentar declarou reconhecer a importância dos Auditores para o Estado. “Os Auditores Fiscais são fundamentais para garantir, de fato, os recursos para que o estado possa prestar serviços de qualidade para o cidadão brasileiro”, ressaltou.
O deputado criticou a grande carga tributária existente no país, lembrando os efeitos negativos disso na sociedade. Izalci também se posicionou contra o projeto de repatriação, pois o mesmo é injusto e vergonhoso para o sistema tributário brasileiro.
Mário Pinho falou ao deputado sobre a importância do trabalho parlamentar de base, e a motivação pela qual o Sindicato tem realizado encontros com deputados. “Precisamos estar juntos com os parlamentares. A conversa franca serve para que os nossos pleitos sejam compreendidos”, disse. Além disso, Mário classificou o encontro como uma oportunidade para que o parlamentar também exponha os seus projetos, e os Auditores Fiscais entendam e auxiliem no que for possível.
Na ocasião, o Auditor Fiscal George Alex Lima, vinculado à DS/Brasília, passou ao deputado informações sobre as características da Administração Tributária, descrevendo-a como essencial do Estado. George explicou que, por conta do sigilo fiscal, o trabalho desenvolvido pelo Auditor Fiscal acaba não sendo visto e/ou não reconhecido pela sociedade, mesmo sendo o ponto de início de investigações com grande destaque na mídia, como a Operação Zelotes e a Lava Jato, originadas pela Receita Federal.
Sobre os pleitos da Classe, George reiterou que, no Congresso Nacional, os Auditores Fiscais buscam a inclusão da categoria na PEC 443/09 e a aprovação da PEC 102/15. Nos dois casos, busca-se vincular o subsídio dos Auditores Fiscais ao patamar de 90,25% do subsídio do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal). “Hoje, os Auditores Fiscais federais ocupam o 27º lugar no ranking dos fiscos estaduais”, declarou George. Tal realidade foi considerada absurda por Izalci.
Os Auditores Fiscais externaram a necessidade de que a Receita Federal volte a protagonizar as discussões dos temas de sua competência e de relevância para o País, como a reforma tributária e a repatriação. Para tanto a valorização do cargo é indispensável, assim como o apoio do parlamentar.
Projeto – O objetivo é realizar uma série de encontros com parlamentares do Distrito Federal, apresentando aos mesmos a importância do trabalho do Auditor Fiscal e os pleitos par a valorização do cargo.
A DEN enaltece a iniciativa da DS/Brasília e dos Auditores Fiscais que presenciaram o evento, diante da convicção de que trabalho parlamentar de base certamente é o melhor caminho para se atingir resultados efetivos em nossas lutas no Congresso Nacional.
{yoogallery src=[images/publicacoes/boletins/2015/11-novembro/Bol1531/izalci/]}