RFB realiza operação na Feira dos Importados
A RFB (Receita Federal Brasil) e a Polícia Civil do Distrito Federal realizaram na manhã desta quarta-feira (23/9), na chamada “Feira do Paraguai”, em Brasília, a Operação Santos Dumont, que teve o objetivo de apreender relógios de pulso que tenham violado direitos de marca ou tenham sido importados de maneira irregular ou fraudulenta. “O objetivo dessa operação é identificar importações irregulares de réplicas de marcas famosas de relógios, além de averiguar como se dá a distribuição desses produtos”, explicou a inspetora-chefe da Alfândega de Brasília, Auditora-Fiscal Lúcia Leal.
Antes da realização da operação, os Auditores-Fiscais e os policiais civis realizaram investigações preliminares. Na RFB, o trabalho foi feito pela Direp (Divisão de Represssão ao Contrabando e ao Descaminho), em conjunto com a inspetoria da Alfândega de Brasília. A investigação constatou que, além de praticarem crimes contra marcas (art. 189 da Lei 9.279/96), as empresas investigadas também comercializam produtos estrangeiros importados de maneira irregular.
Segundo a assessoria de imprensa da RFB, o nome da operação foi escolhido para homenagear Santos Dumont, que além de ser considerado o “pai da aviação”, também inventou o relógio de pulso.