Mobilização envolveu distribuição de panfletos e passeata no aeroporto
Em Brasília (DF), cerca de 200 servidores públicos das carreiras dos Auditores-Fiscais da RFB (Receita Federal do Brasil) e do Trabalho, Peritos e Delegados da Polícia Federal, e Advogados Públicos da União participaram na quinta-feira (28/7) da manifestação que marcou o Dia Nacional Pelo Direito a Um Serviço Público de Qualidade. A ação aconteceu no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek e chamou a atenção das pessoas que passaram pelo local.
Munidos de faixas com frases como “Serviço público de qualidade não é despesa, é investimento”, os servidores fizeram uma passeata pelo aeroporto, distribuindo panfletos da mobilização para os passageiros nas áreas de embarque e desembarque.
“Achei muito bom esse movimento todo. O país está precisando de ações assim. Mesmo não sendo servidora pública, eu apoio a ação”, afirmou a moradora de Brasília, Gillian Brana Ferreira, enquanto esperava um amigo no portão de embarque.
A manifestação teve boa aceitação pelo público. “Essa mobilização é uma ideologia de direito próprio, e por isso, cada um tem direito de defender a sua área com qualidade”, disse o militar Odinal Ferreira Aguiar, após receber um panfleto.
Banners das entidades integrantes do movimento também foram afixados em uma das plataformas do aeroporto. Para o 1º vice-presidente do Sindifisco Nacional, Lupércio Montenegro, a ação foi satisfatória. “Foi exatamente o que estávamos esperando. Tivemos uma boa receptividade do público. Agora vamos esperar. Os próximos passos serão tomados a partir do dia 10 de agosto, quando teremos reunião no Planejamento e esperamos que o governo apresente alguma proposta às carreiras”, disse Montenegro, referindo-se ao encontro agendado entre o secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva, e as entidades.
Entre as principais bandeiras de defesa das entidades, está o reconhecimento da importância do trabalho desenvolvido pelas carreiras, o fim dos cortes e do contingenciamento orçamentários, mais concursos públicos e o fim da terceirização nas atividades próprias dessas carreiras.
Participaram ainda do Dia Nacional de Mobilização Conjunta o diretor de Relações Intersindicais do Sindifisco Nacional, Luiz Gonçalves Bomtempo, a diretora de Estudos Técnicos do Sindicato, Elizabeth de Jesus Maria, grande parte da diretoria da DS (Delegacia Sindical) Brasília, e representantes da Anfip (Associação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil), da ADPF (Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal), da APCF (Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais), da Fenadepol (Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal), do Sinait (Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho) e da Unafe (União dos Advogados Públicos Federais do Brasil).
{yoogallery src=[images/publicacoes/boletins/2011/Julho/07-Julho/Bol463/Galeria_BSB/]}