Brasília recebe Encontro Regional Aduaneiro do Centro-Oeste

Política de pessoal, lotação nas fronteiras e investimento em infraestrutura foram os principais pontos debatidos no Encontro Regional Aduaneiro do Centro-Oeste, que ocorreu na Delegacia Sindical de Brasília, nos dias 18 e 19 de maio. A iniciativa do debate é da Diretoria de Defesa Profissional do Sindifisco Nacional, com o propósito de discutir com a categoria um novo modelo de Aduana para o país, a ser apresentado ao governo, ao Congresso e à sociedade.

“A luta por uma política de pessoal, que torne atrativa a ocupação de postos de trabalho na fronteira, permitindo que a lotação de pessoal não seja exclusiva por novos ingressantes no cargo, com previsibilidade, segurança, moradia, enfim, uma política integral, foi o ponto principal da discussão destes dois dias de encontro”, explicou a diretora de Defesa Profissional do Sindifisco Nacional, Auditora-Fiscal Nory Celeste.

Os Auditores-Fiscais debateram ainda os procedimentos e o risco funcional, também em função da dificuldade de pessoal nas unidades. Outro ponto discutido foi a questão da tecnologia e do risco do uso da evolução tecnológica como compensação à precarização e à falta de pessoal e estrutura. “A tecnologia tem que ser complementar, é uma ferramenta que proporciona muitos dados e indícios. Temos uma infinidade de dados, mas não é possível usá-los de forma eficaz, porque não há gente suficiente para trabalhar”, concluiu.

Conteúdos Relacionados