DEN apresenta Sindicato a novos Auditores-Fiscais

A DEN (Diretoria Executiva Nacional) do Sindifisco Nacional esteve nesta segunda-feira (26/4) em visita aos aprovados no último concurso para Auditor-Fiscal da RFB (Receita Federal do Brasil) que participam do curso de formação em Brasília (DF), onde 274 candidatos estão inscritos. Visitas semelhantes também ocorreram, simultaneamente, em Fortaleza (CE) e no Rio de Janeiro, outras cidades que estão sediando o curso de formação.

Em Brasília, o Sindicato fez uma apresentação da entidade representativa dos Auditores-Fiscais e de algumas das bandeiras de luta da Classe. O presidente do Sindifisco Nacional, Pedro Delarue, foi o primeiro a falar. Delarue parabenizou os futuros Auditores-Fiscais e destacou o empenho de todos pela aprovação em um dos concursos sabidamente mais difíceis do país. “E isso [o concurso público] é uma das lutas do nosso Sindicato: a defesa do concurso público como única forma de ingresso na carreira de Auditor-Fiscal”, destacou o presidente.

Pedro Delarue alertou a todos que a entidade tem lutado incessantemente nos últimos anos para recuperar prerrogativas que foram retiradas dos Auditores-Fiscais nos anos anteriores e conclamou os futuros Auditores-Fiscais a se filiarem ao Sindifisco Nacional. “É no Sindicato que são feitas as lutas corporativas da categoria”, resumiu o presidente.

Logo em seguida, o secretário-geral da entidade, Cláudio Damasceno, explicou aspectos da formação da autoridade fiscal, como a legislação própria do cargo e as peculiaridades profissionais do Auditor-Fiscal. Damasceno fez também um breve relato sobre lutas da Classe, cotidiano no trabalho, carteira funcional e LOF (Lei Orgânica do Fisco). “A valorização do cargo começa com cada um dos senhores”, lembrou o secretário-geral, ao final de sua apresentação.

O diretor-secretário Maurício Zamboni foi o terceiro a falar com os futuros Auditores-Fiscais. Zamboni fez uma apresentação formal do Sindicato e de suas instâncias políticas e administrativas. O diretor destacou também a cartilha “10 ações individuais para a valorização do cargo”. “Devemos todos lembrar que é nossa postura e a seriedade com que trabalhamos a melhor forma de defendermos nosso cargo”, alertou Zamboni.

O diretor de Defesa Profissional do Sindicato, Dagoberto Lemos, também ressaltou que o Auditor-Fiscal deve estar preparado para as pressões econômicas e políticas que poderá sofrer em função das fiscalizações. Dagoberto colocou a diretoria à disposição dos futuros Auditores-Fiscais, caso sofram algum tipo de constrangimento ou tentativa de influência no trabalho. “O Sindicato é a nossa casa e depende de todos nós o seu crescimento”, concluiu.

Unafisco Saúde – A gerente do Unafisco Saúde, Maria Simone Araújo, também fez uma apresentação sobre o plano de saúde voltado aos Auditores-Fiscais da RFB. Simone destacou as peculiaridades do plano e convidou os novos Auditores-Fiscais a aderirem ao Unafisco Saúde.

Logo após as palestras, os participantes do curso de formação participaram de um coquetel promovido pelo Sindicato.

Outros polos – Na capital cearense, os responsáveis pelas palestras foram os diretores Wagner Teixeira Vaz (Assuntos Jurídicos) e Gelson Myskovsky (Defesa Profissional), além do diretor do Unafisco Saúde, Carlos Lucena. No caso do Rio de Janeiro, os diretores da DEN Eduardo Tanaka (Administrativa) e Rogério Calil (Defesa da Justiça Fiscal e Seguridade Social) apresentaram o Sindicato aos novos Auditores-Fiscais. E o plano de saúde foi mostrado pelo diretor-adjunto do Unafisco Saúde, Jesus Luiz Brandão.

Conteúdos Relacionados