Sindifisco celebra encerramento do curso de formação
A DEN (Diretoria Executiva Nacional) do Sindifisco Nacional participou na última quarta-feira (2/6) da solenidade de encerramento do curso de formação dos aprovados no último concurso para Auditor-Fiscal da RFB (Receita Federal do Brasil) que ocorreu simultaneamente em três cidades: Brasília, Fortaleza e Rio de Janeiro.
Ao todo, 450 inscritos participaram de 238 horas de curso, que se configura na segunda fase do concurso público e atesta a aptidão prática para ingresso na carreira. Passada essa fase, os concursados aguardam a nomeação para tomarem posse, o que deve ocorrer até o mês que vem. Durante o curso, o Sindicato realizou uma apresentação da entidade representativa dos Auditores-Fiscais e de algumas das bandeiras de luta da Classe, no dia 26 de abril.
O futuro Auditor-Fiscal Rodrigo Venturini participou da formação em Brasília. Para ele, o curso foi compacto e bastante objetivo. “Acho que as aulas tocaram nos pontos principais, sem serem cansativas. A área que mais me interessou foi a que trata de aduana”, afirmou. “Gostei bastante das aulas sobre pessoa física, pessoa jurídica e Imposto de Renda. Passado o curso, a ansiedade agora fica por conta da nomeação”, completou Janaína Silva de Sá, que também participou da curso.
Organizado pela administração da RFB (Receita Federal do Brasil) com apoio do Sindifisco Nacional, o evento foi uma sugestão do presidente da entidade, Pedro Delarue, acatada pela administração durante uma audiência com o secretário da Receita, Auditor-Fiscal Otacílio Cartaxo. A intenção era incentivar a valorização do profissional prestes a ingressar na Instituição. “Essa é a primeira vez que conseguimos transformar o encerramento de um curso de formação em uma solenidade que prestigie e valorize os novos Auditores. Esperamos que a administração transforme essa nossa iniciativa em algo permanente”, disse Delarue.
Solenidade – Em Brasília, o ato se iniciou com uma mensagem em vídeo de Otacílio Cartaxo. Durante cerca de oito minutos, o secretário deu as boas-vindas aos concursados e falou dos desafios e também da responsabilidade no ingresso da carreira de autoridade fiscal. “Não há quem duvide da importância dessa função para a sociedade. Vocês terão a Lei acima de tudo e amplas oportunidades de crescimento profissional. Dessa forma, lanço o desafio de, quando se apresentarem na sua primeira unidade de lotação, que façam a diferença e liderem com valores institucionais”, endossou Cartaxo.
Em seguida, os oradores da turma deram o relato da alegria e da expectativa de concluírem mais uma etapa do concurso. “Não foi fácil chegar até aqui. Conseguimos passar pela exigência de um dos concursos mais competitivos do país e, agora, exercer a carreira com excelência não é o trivial. Nos enche de orgulho, mas requer criatividade, competência técnica e prazer em servir a sociedade”, afirmou Renato Terroso.
“Que exerçamos com ponderação, serenidade e comprometimento ético as prerrogativas inerentes ao cargo de Auditor-Fiscal. Para isso, teremos que ter em mente que o fim será o interesse pelo bem público”, completou Carla Mendes, outra oradora.
O superintendente da 1ª RF (Região Fiscal), Auditor-Fiscal José Oleskovicz, também parabenizou os novos Auditores e lembrou a luta do Sindifisco pelas demandas da Classe. “Quero parabenizar vocês e desejar que continuem esse brilhante trabalho exercido pelos demais Auditores pelo país afora. Aproveito para agradecer o apoio irrestrito do Sindifisco que, assim como luta por mais concursos, busca a solução de outras carências que a Classe precisar suprir”.
Já o diretor-geral da Esaf (Escola de Administração Fazendária), Auditor-Fiscal Mauro César Bogéa Soares, lembrou de quando ingressou na carreira, na década de 80, e das mudanças que os jovens Auditores terão pela frente. “O melhor ainda está por vir. A sociedade que vocês encontrarão é diferente, mais madura do que anos atrás. Mas vocês vão sentir na prática a dimensão da responsabilidade que é atender aos anseios da sociedade, com garantia de promoção de desenvolvimento econômico e social”.
“O recado que eu quero deixar é o de que onde quer que vocês estejam, quaisquer que sejam as atividades que venham a desempenhar, façam o melhor que puderem”, recomendou o subsecretário substituto de gestão corporativa da RFB, Auditor-Fiscal Haylton Simões.
Em Brasília, também estiveram presentes à solenidade representando o Sindifisco o secretário-geral, Cláudio Damasceno, o diretor-adjunto de Relações Intersindicais, Luiz Gonçalves Bomtempo, o diretor-financeiro, Gilberto Magalhães de Carvalho, a diretora-adjunta de Estudos Técnicos, Elizabeth de Jesus Maria, e o diretor de Assuntos Parlamentares, João Santos. A solenidade também contou com a presença do coordenador-geral de Gestão de Pessoas da RFB, Auditor-Fiscal Érico Pozenato.
{yoogallery src=[/images/publicacoes/boletins/2010/Junho/Bol179/Bsb] width=[100]}
Rio de Janeiro – Na capital carioca, a DEN foi representada na solenidade pelo vice-presidente Lupércio Machado Montenegro; e pelos diretores Clotilde Guimarães (Assuntos de Aposentadoria e Pensões); Eduardo Tanaka (Administração); Rogério Said Calil (Defesa da Justiça Fiscal e Seguridade Social); e Jesus Luiz Brandão (Plano de Saúde). A superintendente da 7ª RF, Auditora-Fiscal Eliana Pólo Pereira; o presidente da DS, Aélio dos Santos Filho; o diretor de Relações Intersindicais e Assuntos Parlamentares da DS, Paulo Torres de Carvalho Barbosa; e o diretor-suplente, Luciano de Moraes Rebouças, também compareceram.
A recém-aprovada Luciana Guazelli Soligo representou os demais concursados durante o encerramento. Luciana destacou que a diversidade de idades e de origens dos novos Auditores enriqueceu a convivência durante o curso de formação. "Estamos muito animados em relação à perspectiva de realização profissional nessa nova carreira, porque encontramos uma Casa forte, com muitas possibilidade de desenvolvimento", avaliou. Para ela, o tempo de estudo e todo o esforço valeu a pena.
Luciana também considerou muito importante a iniciativa do Sindifisco de se apresentar aos novos integrantes da carreira, assim como promover a solenidade de encerramento. "Todas as informações foram muito importantes. Temos um Sindicato forte e atuante. Isso é fundamental para que possamos nos sindicalizar no futuro", afirmou.
{yoogallery src=[/images/publicacoes/boletins/2010/Junho/Bol180/CursoRJ] width=[100]}
Ceará – Em Fortaleza, os futuros Auditores foram recepcionados pela diretora administrativa do Sindicato, Ivone Monte, e pelo diretor de Assuntos Jurídicos, Wagner Teixeira Vaz. Também prestigiaram o encerramento, o superintendente da 3ª RF, Auditor-Fiscal Moacir Modardo Júnior, que destacou a importância das atividades desempenhadas pelos Auditores, o diretor-regional do Centresaf, Auditor-Fiscal João Luiz Gondim, e o presidente da DS/Fortaleza, Marcelo Maciel.
Representando toda a turma de futuros Auditores-Fiscais, Paulo Eduardo Nunes Verçosa fez um discurso colocando os Auditores como protagonistas na construção de um Brasil mais digno e justo, inclusive no que diz respeito à tributação. "O curso foi extremamente importante porque nos deu subsídios para entender o funcionamento das atividades aduaneiras e tributárias, o que nos deixou preparados para desempenharmos nossas funções. A presença do Sindicato também foi extremamente positiva e esclarecedora, colocando-nos em uma situação confortável por sabermos que temos uma entidade representativa forte e atuante", avaliou.
{yoogallery src=[/images/publicacoes/boletins/2010/Junho/Bol180/CursoFortaleza] width=[100]}