Seminário de Educação Fiscal tem participação expressiva
O diretor de Comunicação Social da DEN (Diretoria Executiva Nacional) e presidente da DS (Delegacia Sindical) Blumenau (SC), Auditor-Fiscal Kurt Theodor Krause, prestigiou, nos dias 12 e 13 de maio, o II Seminário Municipal de Educação Fiscal de Blumenau. Ele avaliou como positiva a quantidade de participantes e a qualidade dos debates, principalmente durante a palestra "Ética, Família e Escola", proferida pelo Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil e doutor em Filosofia, Marcelo Koudella.
O evento, realizado pela Delegacia local em parceria com o Sindifisco Nacional, teve 259 inscritos, demonstrando o elevado interesse que o assunto despertou. O diretor destacou ainda a presença de autoridades do município e da cidade vizinha de Brusque no evento, o que caracterizou a disposição dos gestores em compartilhar das experiências apresentadas na ocasião.
Nos dois dias de seminário, os participantes debateram temas sociais como cidadania, ética, corrupção e pirataria, bem como as formas que o cidadão pode contribuir para construir uma sociedade mais justa.
Encontros – A DEN, por meio da Diretoria de Defesa da Justiça Fiscal e Seguridade Social, realizou cinco oficinas de educação fiscal durante o ano passado com objetivo de capacitar os Auditores-Fiscais para atuarem como multiplicadores dos princípios da Educação Fiscal. Os eventos ocorreram em Porto Alegre (RS), Juiz de Fora (MG), São José do Rio Preto (SP), Goiânia (GO) e Recife (PE).
O resumo das propostas produzidas pelos participantes foi disponibilizado no site do Sindifisco para os interessados. As oficinas foram realizadas com a intenção de difundir a função dos tributos e a importância do controle social sobre a administração pública, de forma a ampliar a vigilância da sociedade sobre os gastos públicos e a despertar nos Auditores-Fiscais o interesse pelo tema, aumentando o engajamento da Classe nos projetos sobre Educação Fiscal.