Oficina Parlamentar começa nesta segunda-feira
Começa nesta segunda-feira (26/4) a primeira Oficina Parlamentar de 2010, em Belo Horizonte (MG). O encontro é a retomada oficial do ciclo de oficinas voltadas à capacitação dos Auditores-Fiscais para a ação no Congresso Nacional. A oficina mineira terá dois dias, durante os quais os filiados terão acesso a conteúdo voltado ao funcionamento do Legislativo e à forma de atuação no trabalho parlamentar.
Para apresentar o conteúdo aos inscritos, a DEN (Diretoria Executiva Nacional) convidou dois especialistas no tema: o consultor em processo legislativo Antônio Augusto de Queiroz, do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), e o consultor concursado da Câmara dos Deputados Miguel Gerônimo da Nóbrega Netto.
Antônio Augusto será o responsável pelo módulo “Atuação e Monitoramento do Trabalho Parlamentar”. Durante a explanação sobre a temática, ele falará sobre facilitadores e entraves do processo decisório nos poderes Executivo e Legislativo. Miguel Netto apresentará de forma didática as regras de funcionamento do Congresso Nacional e as peculiaridades das duas Casas – Câmara dos Deputados e Senado Federal.
Além das palestras, os participantes receberão cópias dos regimentos internos da Câmara e do Senado e apostilas sobre o tema. A oficina mineira é a quarta realizada com o intuito de ampliar os conhecimentos dos filiados sobre o assunto para aperfeiçoar o trabalho de pressão realizado no Congresso Nacional. Outras experiências já ocorreram em Recife, Brasília e São Paulo.
Estão previstos outros dois eventos nos mesmos moldes ainda este ano. Embora ainda não haja definição sobre quais cidades sediarão os encontros, estão certas a realização de um no Sul e de outro no Centro-Oeste.
A oficina de Belo Horizonte (MG), que termina na terça-feira (27/4), será no Hotel Sol Belo Horizonte, na Rua Bahia, 1040, Centro.