DEN está atenta a suposto esvaziamento da Aduana em Belém
O diretor de Defesa Profissional da DEN (Diretoria Executiva Nacional), Dagoberto Lemos, participou na sexta-feira (7/6) do seminário "Fiscalização Tributária e do Trabalho", ocorrido em Belém (PA), ocasião em que a presidente da DS (Delegacia Sindical), Ana Célia Azevedo da Silva, entregou a ele o documento "Gestão aduaneira na 2a RF: Um caso de UTI", que formaliza o pedido de apoio e acompanhamento a luta contra o esvaziamento da unidade. O documento foi entregue durante o seminário que foi realizado no hotel Crowne Plaza Hotel, em Belém (PA).
O Sindifisco Nacional, na pessoa do 2º vice-presidente da entidade, Sérgio Aurélio Velozo Diniz, está ao lado dos Auditores-Fiscais, demais servidores e funcionários da Alfândega do Aeroporto e disposto a intermediar qualquer diálogo que se faça necessário entre eles e a Administração.
No entanto, a DEN acredita que o caso deve ter o desfecho esperado por todos, uma vez que declarações recentes do coordenador da Coana (Coordenação Geral de Administração Aduaneira), Auditor-Fiscal Dário Brayner Filho, indicam que existe uma decisão na RFB (Receita Federal do Brasil) no sentido de não haver mudança na estrutura regimental da entidade no que diz respeito às unidades.
“Nenhuma unidade aduaneira da Receita Federal do Brasil será extinta ou esvaziada”, afirmou o coordenador durante a realização do Seminário Aduaneiro Internacional, no dias 6 e 7 de junho.
Outro posicionamento assumido pela Administração na região também deixa claro o tamanho do equívoco que seria deixar sem a estrutura de vigilância adequada a Alfândega do Aeroporto de Belém. O chefe da Diana (Divisão de Controle Aduaneiro) da 2ª Região Fiscal, Auditor-Fiscal José Renato Alves Gomes, destacou, também durante o Seminário realizado pelo Sindicato, que "o tráfico de drogas é forte na região, tendo em vista a proximidade com a Colômbia, Peru e Bolívia, que são países produtores de cocaína."
A DEN reitera que os Auditores-Fiscais do Pará contam com o apoio da Diretoria na luta contra o esvaziamento da Alfândega do Aeroporto de Belém e da 2ª Região Fiscal.