Jornal da Band repercute impactos do movimento dos Auditores para a indústria
A edição do dia 12 de julho do Jornal da Band repercutiu os impactos das operações padrão e crédito zero deflagradas pelos Auditores-Fiscais da RFB (Receita federal do Brasil), em 18 de junho. A reportagem, com 2 minutos de duração, aborda a situação de portos, aeroportos e fronteiras de localidades significativas do país e alerta para os prejuízos causados a segmentos da economia, como a indústria.
A matéria ressalta que nos portos alfandegários de Manaus (AM), por onde chega 70% da matéria-prima que abastece o polo industrial local, o desembaraço de mercadorias – que levava em torno de 5 dias, passou para 20 dias. “O setor de eletroeletrônico é o mais prejudicado, sem insumos, linhas de produção estão paradas. Milhares de trabalhadores foram afastados. Por enquanto, receberam licença remunerada ou férias coletivas”, destaca o repórter.
A reportagem também chama a atenção para as situações do Porto de Santos, em São Paulo, e do Porto Seco de Foz do Iguaçu, no Paraná. “No Porto de Santos, o maior da América Latina, 90% dos Auditores aderiram ao movimento e só trabalham três dias por semana, prejudicando a liberação de cargas. No Porto Seco de Foz do Iguaçu, a fila na fronteira com o Paraguai chegou a 800 caminhões. Por causa da situação caótica, os Auditores-Fiscais foram obrigados a acelerar os trabalhos, mas a operação-padrão continua”.