Damasceno fala sobre falta de pessoal na RFB à Band News BH
Em entrevista na manhã de terça-feira (21/1) à rádio Band News BH, o presidente do Sindifisco Nacional, Cláudio Damasceno, foi chamado a responder sobre as dificuldades de atuação dos Auditores-Fiscais do aeroporto de Confins (MG) por falta de pessoal. Damasceno explicou que, na verdade, a situação atinge todos os aeroportos do país. O Sindicato, reiteradas vezes, já tratou da questão com o Governo, mas até agora nada foi efetivamente feito para repor os quadros no ritmo em que cresce o número de aposentadorias.
Além disso, a restrição do orçamento da RFB (Receita Federal do Brasil) tem sido outro problema, como explicou o presidente. “Temos um problema grave de falta de pessoal na Receita, o número de aposentadorias vem crescendo e, por outro lado, a autorização de concursos públicos para repor esses quadros tem sido insuficiente. A Receita Federal do Brasil vem enfrentando um forte contingenciamento de seu orçamento – no ano passado o próprio órgão divulgou que apenas 60% do orçamento foi liberado. Soma-se a isso o aumento do número de passageiros em viagens internacionais”, detalhou Damasceno.
Sobre a possibilidade de entrada de novos Auditores-Fiscais, caso fosse liberado concurso, o sindicalista explicou que o certame demanda tempo e ainda tem o curso de formação. Assim, mesmo que seja convocada a seleção para este início de ano, é possível que esse contingente ainda não esteja apto a trabalhar já no período da Copa do Mundo.
A possibilidade de se fazer uma força tarefa durante a Copa também foi questionada. O presidente do Sindifisco respondeu que esse trabalho foi realizado com grande êxito na Copa das Confederações e que, inclusive, há operações da Receita Federal do Brasil nas quais Auditores são convocados para colaborar com reforço nas áreas de aeroporto. O presidente finalizou relembrando o compromisso da Classe com o sucesso da Copa do Mundo, mesmo enfrentando os problemas citados acima.
Escute aqui a íntegra da entrevista.