Sindicato busca soluções para atrasos em pagamento
Na manhã desta quinta-feira (11/2), o diretor do Plano de Saúde do Sindifisco Nacional, Jesus Brandão, e o gerente-adjunto do plano, Gilson Bezerra, reuniram-se com o chefe da Dirun (Divisão de Relações com Unidades) da RFB (Receita Federal do Brasil), Ronoilton Gonçalves, para tratar da regularização do pagamento do auxílio-saúde aos Auditores-Fiscais ativos. Estão pendentes de pagamento os meses de outubro/2009 a janeiro/2010.
Ronilton Gonçalves informou que a fatura do mês de outubro/09 já foi validada pelas Upag (Unidades Pagadoras) da RFB, e os recursos já foram liberados. O processo de pagamento foi encaminhado à COGRH (Coordenação Geral de Recursos Humanos do Ministério da Fazenda) no dia 10 de fevereiro e se encontra no financeiro para que seja providenciado o repasse dos valores ao Unafisco Saúde. Quanto à fatura de novembro do ano passado, o processo já está em fase de validação por parte das Upag. A previsão do chefe da Dirun é que no mês de março sejam regularizados os pagamentos até a referência fevereiro/10.
Quanto aos aposentados e pensionistas, o benefício já foi pago até a referência dezembro/2009, sendo que a parcela referente ao mês de janeiro/2010 já está em processo de validação pelas GRA (Gerências Regionais de Administração) do Ministério da Fazenda.
Repasses – De acordo com o Convênio de Adesão nº 1/2008, firmado entre o Unafisco Saúde e o Ministério do Planejamento, os recursos do auxílio-saúde seriam repassados pelo governo para o plano no quinto dia útil após o fim do mês. No entanto, isso nunca ocorreu, apesar de a administração do Unafisco Saúde cumprir as exigências do convênio.
Mensalmente, o plano envia para as GRA a listagem dos aposentados e pensionistas que fazem parte do Unafisco Saúde e, para as Upag, os nomes dos Auditores-Fiscais ativos associados ao plano. Após validarem as informações, as GRA e Upag devolvem os processos para a COGRH e RFB, respectivamente, que ficam responsáveis por repassar os valores para o Unafisco Saúde.
Atualização da cadastral – A administração do Unafisco Saúde orienta aos beneficiários que mantenham seus dados cadastrais atualizados junto a GRA/MF e DIGEP (Divisão de Gestão de Pessoas) da RFB, uma vez que o valor do auxílio-saúde somente é repassado aos titulares e seus respectivos dependentes que constarem no Sistema de Gestão de Pessoas desses órgãos.