Auditores recebem homenagem no Dia da Aviação de Segurança Pública

 

O Centro Nacional de Operações Aéreas da Receita Federal (Ceoar) participou, na última sexta-feira (28), da solenidade em comemoração ao Dia Nacional da Aviação de Segurança Pública, realizada pelo Senado Federal. O evento atendeu requerimento do senador Izalci Lucas (PSDB-DF) e contou com sessão especial e exposição de helicópteros de diversas instituições no gramado em frente ao Congresso Nacional.

O Auditor-Fiscal Ricardo da Silva La Cava, chefe do Ceoar, participou da programação, acompanhado dos também Auditores Arthur Cezar Rocha Cazella, coordenador-geral de Combate ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal; Roberto Mascarenhas Martins Filho, coordenador operacional de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho; Carlos Alexandre Cabral Pereira e Marlos Olivier Scheffer, além do Analista Tributário Joseley Lima de Brito.

Ricardo da Silva La Cava ressaltou que, desde 2007, o uso de helicópteros pela Receita melhorou a vigilância das fronteiras, possibilitando grandes apreensões de cargas ilegais. Para ele, a participação no evento do Senado representou o reconhecimento do trabalho realizado pela instituição.
 
“A Receita Federal não é um órgão de segurança pública, mas é a alfândega de nosso país. É nossa missão controlar todas as mercadorias que entram e saem do território nacional. Então, desta forma, a instituição entendeu que, para aumentar a capacidade de cumprir essa missão, era necessário ter aeronaves”, relatou o chefe do Ceoar, em seu discurso na tribuna da casa legislativa.
 
A RFB possui dois helicópteros alemães EC135 T2+ para ações de vigilância, fiscalização e repressão. As aeronaves ficam no hangar da corporação, no Aeroporto Bacacheri, em Curitiba. “Se a Receita tem essas apreensões na casa dos bilhões de reais, especialmente de cigarros e drogas, grande parte desse trabalho é apoiado pela nossa aviação, que está presente nas fronteiras”, disse o Auditor-Fiscal, ressaltando que as aeronaves também são usadas em missões subsidiárias, algumas vezes transportando órgãos para transplantes. “Então, se algumas pessoas têm hoje o coração batendo, é graças a esse investimento feito pela Receita Federal”, completou.
 
No ano passado, a solenidade pelo Dia Nacional de Aviação de Segurança Pública foi realizada na Câmara dos Deputados, mas o Ceoar estava em operação e não pôde estar presente. “Mas todos os anos participamos do Encontro Nacional de Aviação de Segurança Pública”, conta o Auditor. A última edição foi realizada no mês de maio, no Rio de Janeiro. 
Conteúdos Relacionados