Auditores comparecem às ruas do País em protesto contra a corrupção
Em consonância com as orientações do CNM (Comando Nacional de Mobilização), os Auditores Fiscais compareceram às ruas pelas manifestações do “Vem pra Rua”, programadas para ocorrer em todo o País no domingo (4/12), em protesto contra a corrupção e em apoio à Operação Lava-Jato. No ato, a população protestou, principalmente, contra alterações ocorridas na Câmara dos Deputados ao PL (Projeto de Lei) 4850/16, que tinha como objetivo estabelecer 10 medidas de combate à corrupção, mas que acabou desfigurado, a exemplo do que ocorreu com o PL 5864/16.
A imprensa deu ampla cobertura à presença da Classe nos protestos. Participaram Auditores do Rio de Janeiro, Manaus, São Paulo, Fortaleza, Foz do Iguaçu, além de várias outras cidades. No Rio, a população aprovou a presença da categoria com aplausos. Muitos manifestantes pediram informações aos Auditores sobre como é a atuação da Receita Federal, em especial no combate a esse tipo de crime. Em São Paulo, populares pediram para tirar foto junto às faixas erguidas pela categoria. Já em Belém a concentração ocorreu ao lado da DS (Delegacia Sindical) e também recebeu os aplausos dos paraenses.
A convite do CRM (Comando Regional de Mobilização) da 7ª RF (Região Fiscal), as Delegacias Sindicais de Niterói e Campos providenciaram a contratação de balão, panfletos e camisas, para incentivar a participação dos Auditores Fiscais na manifestação. Além das ações na Lava-Jato, também foi uma oportunidade para os Auditores falarem à sociedade sobre a luta pela valorização do cargo.
Essa aproximação com a população é muito bem-vinda para a Classe na busca pelo reconhecimento da importância do trabalho dos Auditores Fiscais na defesa do País. Embora na imprensa seja habitual que ações como as desempenhadas durante a Operação Lava-Jato sejam creditadas ao Ministério Público, à Polícia Federal e ao Judiciário, sem a atuação dos Auditores Fiscais, a própria operação morre. As investigações nascem na Receita e, na ausência de subsídios, não têm prosseguimento.
Durante as passeatas, os Auditores esclareceram à sociedade suas frentes de atuação e explicaram a tramitação do PL 5864/16, que a exemplo do PL das 10 medidas de Combate à Corrupção, foi completamente desfigurado na Câmara dos Deputados. Essas alterações deixam claro a tentativa de enfraquecer a Receita Federal do Brasil – o que representa mais um ataque às instituições que compõem a Lava-Jato.
O Sindifisco Nacional ressalta que a categoria repudia manobras praticadas em detrimento do interesse público e reafirma o posicionamento de lutar pela defesa de um País mais justo e com uma economia segura.
{yoogallery src=[images/publicacoes/boletins/2016/12-dezembro/Bol1787/Manifestacao/]}