Fiscalização com auxílio de cães é tema de reportagem
O programa "Domingo Espetacular", da Rede Record de Televisão, exibirá neste domingo (1º/5) matéria sobre a implantação do projeto de cães de faro no âmbito da RFB (Receita Federal do Brasil). A reportagem ressaltará o trabalho da equipe do CNCF K9 (Centro Nacional de Cães de Faro da RFB), localizado em Vitória (ES), na seleção e treinamentos dos cães e no treinamento dos condutores, que atuam no combate a várias modalidades de crimes.
A informação foi encaminhada nesta sexta-feira (29/4) pela DS (Delegacia Sindical) Espírito Santo à DEN (Diretoria Executiva Nacional). O objetivo do Centro é combater o tráfico internacional de drogas e entorpecentes, o transporte ilegal de moedas e o transporte ilegal de explosivos e armas nas unidades aduaneiras e pontos de fronteira. A unidade busca ainda aprimorar os procedimentos aduaneiros na fiscalização de cargas, pessoas e veículos nos grandes eventos internacionais, como a Copa das Confederações de 2013, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
Divulgação – O trabalho dos Auditores do Espírito Santo já foi destaque nas edições de março de 2009 e janeiro/fevereiro de 2010 do jornal Integração. Nessa última edição, a reportagem mencionou a decisão da RFB de ampliar o trabalho com cães farejadores no combate à evasão de divisas e ao tráfico de drogas, mediante a Portaria RFB 116/10, que oficializou o CNCF K9.
As unidades K9 recebem este nome em função da sonoridade da sigla – cunhada nos Estados Unidos durante a primeira guerra mundial. Em inglês, a palavra “canine” (canino, em português) pode obter a mesma sonoridade com a leitura da letra “k” (“kay”) seguida do número “9” (nine). Por esse motivo e pela larga utilização de cães para diversas funções, a sigla se popularizou e é comum as unidades que envolvem o trabalho com cães receberem este nome em diversas partes do mundo.