Classe participa de Oficina Parlamentar em Salvador
A DAP (Diretoria de Assuntos Parlamentares) do Sindifisco Nacional realizou, nos dias 23 e 24 de novembro, a Oficina Parlamentar em Salvador (BA). O objetivo do evento foi capacitar os Auditores Fiscais para atuar em defesa dos interesses da Classe nas bases e no Congresso Nacional. O encontro foi uma parceria com a DS (Delegacia Sindical) Salvador.
A Oficina Parlamentar contou com a participação de aproxidamente 40 Auditores Fiscais de todo o País. A mesa de abertura foi composta pelos diretores de Assuntos Parlamentares, Auditores Fiscais Devanir Oliveira e Maíra Giannico, pelo presidente da DS (Delegacia Sindical) Salvador, Auditor Fiscal Aristóteles Maia Sampaio de Oliveira Pinto.
O presidente da DS/Salvador, Aristóteles Maia, abriu os discursos desejando as boas-vindas a todos os participantes e agradecendo a DEN (Diretoria Executiva Nacional) pela parceria na realização do evento. Em seguida, os diretores da DAP falaram sobre a importância do trabalho parlamentar para o bom encaminhamento dos pleitos da categoria no Congresso Nacional, a necessidade do trabalho permanente em Brasília e, principalmente, nas bases, e a capacitação e a qualificação dos Auditores, como instrumento para se atingir a esses objetivos.
O treinamento foi prestado por uma empresa especializada em assessoria parlamentar e sindical. Durante a oficina, os palestrantes ressaltaram, entre outros temas, o funcionamento das casas legislativas e seus regimentos internos, o trabalho das comissões, a tramitação dos diversos tipos de proposições legislativas e as formas de abordagem aos parlamentares.
Os palestrantes são consultores qualificados e especializados em processo legislativo e atividade sindical. No primeiro dia, o professor e consultor legislativo da Câmara dos Deputados há mais de 30 anos, Miguel Gerônimo da Nóbrega Netto, apresentou as particularidades do processo legislativo, o funcionamento das casas legislativas, entre outros assuntos correlatos. No início do segundo dia, os Diretores Parlamentares fizeram a apresentação das principais proposições de interesse dos Auditores Fiscais em tramitação no Congresso e, em seguida, o jornalista e analista político, Antônio Augusto de Queiroz, abordou o processo decisório, os grupos de pressão e fez uma consistente análise de conjuntura.
A DEN (Diretoria Executiva Nacional), por meio da DAP, sempre buscou a capacitação dos Auditores Fiscais no trabalho parlamentar, e essa iniciativa das Oficinas – recentemente foi realizada uma em Florianópolis – corrobora e materializa essa diretriz da Diretoria. Pretende-se envolver os Auditores de todo o país para essa qualificação e para a consequente composição de um quadro habilitado para o trabalho junto a Senadores, Deputados Federais e outros políticos que possam apoiar as causas e demandas da categoria.
Em Salvador, houve a presença de Auditores de praticamente todas as regiões do país e, mais especificamente, das seguintes localidades: São Paulo (SP), Campinas (SP), São Bernardo do Campo (SP), Poá (SP), Manaus (AM), Fortaleza (CE), Boa Vista (RR), Rio de Janeiro (RJ), Lauro de Freitas (BA), Slavador (BA) e Governador Valadares (MG).
{yoogallery src=[images/publicacoes/boletins/2017/11-novembro/Bol2028/Oficina_Parlamentar//]}