Auditores do Porto de Santos recebem kit de prevenção contra o coronavírus

Auditores-Fiscais do Porto de Santos receberam, na última sexta (31), o kit de prevenção contra o coronavírus, uma iniciativa do Sindifisco Nacional em parceria com o Unafisco Saúde. A entrega foi realizada pela diretora do Unafisco Saúde, Maria Antonieta Figueiredo Rodrigues, para o Auditor-Fiscal Leandro Vieira da Rocha, no terminal de passageiros da Alfândega.

Cerca de 200 Auditores que trabalham em áreas de circulação de passageiros internacionais, nos portos e aeroportos de todo o país, devem receber os kits, que incluem uma bisnaga de álcool em gel, máscaras e luvas, além de um folheto com instruções sobre sintomas e modos de transmissão da doença. Na semana passada, a Direção Nacional do Sindifisco entregou kits aos Auditores nos aeroportos de Brasília, Viracopos e Guarulhos (SP).

Em Santos, foram entregues kits para as três equipes que se revezam no plantão do terminal de passageiros, integrando o Grupo de Atendimento e Controle de Navios de Cruzeiro. Maria Antonieta explica que boa parte dos tripulantes de navios tem origem asiática e chega ao Brasil por via aérea, para embarcar nesses navios. “Pela própria natureza do trabalho, os Auditores-Fiscais têm contato com a tripulação vinda do exterior. Por isso, é tão importante essa prevenção”, ressalta.

Mesmo sem nenhum caso confirmado, o Brasil deve decretar situação de emergência em relação ao coronavírus, para que os estados tenham agilidade administrativa e possam tomar medidas preventivas. Nesta segunda (3), o governo brasileiro anunciou que vai repatriar os cerca de 50 brasileiros que estão na cidade de Wuhan, na China, onde surgiu o vírus. Já são 14,5 mil casos confirmados, em 24 países. Desse total, 305 morreram, sendo 304 na China e um nas Filipinas.

Veja aqui o relato da Delegacia Sindical Santos sobre a entrega dos kits.