Auditores-Fiscais demonstram força e união em ato público em frente às dez Superintendências

Os Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil demonstraram, nesta terça (14), força, união e engajamento na mobilização, durante o ato público nacional realizado em frente às dez Superintendências do órgão. Com faixas e cartazes, a categoria denunciou o desmonte da instituição e o desrespeito ao cargo, por parte do governo federal e da administração da própria Receita, além dos graves perigos do Projeto de Lei Complementar (PLP) 17/2022, que institui o “Código de Defesa do Sonegador”.
O ato público foi organizado pela Direção Nacional, pelo Comando Nacional de Mobilização (CNM) e pelo Conselho de Delegados Sindicais, com apoio dos Comandos Locais de Mobilização e das Delegacias Sindicais. Centenas de Auditores-Fiscais participaram do ato público, deslocando-se individualmente ou em transporte fretado. Grande parte viajou para outras cidades e até mesmo outros estados, com o propósito de marcar presença nas instâncias máximas de cada uma das dez Regiões Fiscais.
Em consonância com a orientação da Direção Nacional, as Delegacias Sindicais e os Comandos Locais obtiveram êxito em garantir a cobertura jornalística dos veículos de imprensa regionais. Chamaram, portanto, a atenção não só da administração, mas também da sociedade e da classe política para os pleitos em questão. O interesse da mídia marca, também, a coesão entre as diversas instâncias do Sindifisco Nacional, tendo em vista que a elaboração e a distribuição de releases à imprensa foi uma das principais ações do planejamento do ato público.

Como desdobramento do ato, houve reuniões com Auditores-Fiscais superintendentes, nas quais os temas mais sensíveis da mobilização e o PLP 17 foram abordados. Assuntos como teletrabalho, ameaças de retaliação, pactuação de metas e preenchimento de relatórios tiveram espaço nos encontros. A categoria cobrou também o empenho da administração pela regulamentação da Lei 13.464/17 e pela recomposição do orçamento da Receita.
A seguir, estão fotos e informações, enviadas pelas Delegacias Sindicais, do ato público nas Superintendências da Receita Federal. O número de imagens e o nível de detalhamento, na presente reportagem, varia conforme o volume de material enviado à Direção Nacional por cada DS. No caso da 1ª Região Fiscal, cuja sede se localiza em Brasília (DF), foi possível a cobertura jornalística, em texto e imagens, por uma equipe de Jornalismo da Direção Nacional. Até o fechamento desta reportagem, nenhuma DS da 8ª Região Fiscal havia enviado material.
1ª Região Fiscal (DF, GO, MT, MS e TO)
Em Brasília, sede da 1ª Região Fiscal, cerca de 30 Auditores-Fiscais participaram do ato em defesa do cargo e da Receita Federal em frente à Superintendência. Integrantes da Direção Nacional, da DS/Brasília, da DS/Anápolis e da DS/Goiânia estiveram presentes. Por volta das 16h30, o grupo foi recebido pelos superintendentes, Auditor-Fiscal Antônio Henrique Lindemberg Baltazar e Auditor-Fiscal João Paulo Fachada. Leia os detalhes na reportagem publicada no site do Sindifisco..
2ª Região Fiscal (AC, AM, AP, PA, RO e RR)
Em Belém (PA), sede da 2ª Região Fiscal, o ato público teve as participações da diretoria da DS/Pará e do Auditor-Fiscal Roberto Machado Bueno, que é vice-presidente da mesa do Conselho de Delegados Sindicais (CDS), representante do CNM e presidente da DS/Rondônia, além de Auditores-Fiscais filiados à DS/Pará. Confira os detalhes na nota da DS/Pará.
3ª Região Fiscal (CE, MA e PI)
Em Fortaleza (CE), cidade sede da 3ª Região Fiscal, cerca de 80 Auditores-Fiscais compareceram ao ato público, na Superintendência, com faixas e cartazes denunciando o desmonte da Receita Federal e os riscos do PLP 17/2022.
4ª Região Fiscal (AL, PB, PE e RN)
Em Recife (PE), Auditoras e Auditores-Fiscais da 4ª Região Fiscal fizeram discursos e empunharam faixas cobrando a regulamentação da Lei 13.464/17 e em protesto contra o PLP 17/2022.
5ª Região Fiscal (BA e SE)
Em Salvador (BA), Auditoras e Auditores-Fiscais dos dois estados que compõem a 5ª Região Fiscal se reuniram em frente ao prédio da Receita Federal, na Avenida Paralela. Após o ato público, foi realizada uma reunião com as presenças do presidente do Sindifisco Nacional, Auditor-Fiscal Isac Falcão, da 2ª vice-presidente, Auditora-Fiscal Natália Nobre, do superintendente da 5ª Região Fiscal, Auditor-Fiscal Francisco Lessa, e do presidente da DS/Salvador, Auditor-Fiscal Nagib Elias Abdala. Confira os detalhes na nota da DS/Salvador.
6ª Região Fiscal (MG)
Em Belo Horizonte (MG), o ato público foi em frente à Delegacia da Receita Federal, onde também funciona a Superintendência, com a participação do coordenador do CNM, Auditor-Fiscal Sérgio Aurélio. Após os pronunciamentos dos Auditores, a categoria se dirigiu ao 8º andar do prédio, onde se reuniu com os superintendentes-adjuntos da 6ª RF, Auditores-Fiscais Guilherme Henrique Ferreira e Orlando Soares dos Santos, uma vez que o superintendente, Auditor-Fiscal Mário Dehon Santiago, encontra-se de férias. Leia mais na nota da DS/Belo Horizonte.
7ª Região Fiscal (ES e RJ)
Na sede da 7ª Região Fiscal, Auditoras e Auditores-Fiscais do Rio de Janeiro e do Espírito Santo fizeram discursos e seguraram faixas. Uma dessas faixas lembrava: “o Auditor-Fiscal assegura o dinheiro para as aposentadorias”.
9ª Região Fiscal (PR e SC)
Em Curitiba (PR), Auditores-Fiscais lotados no Paraná e em Santa Catarina cobraram, em frente à sede do Ministério da Economia, a recomposição do orçamento da Receita, a regulamentação da Lei 13.464/2017 e a recomposição do efetivo do órgão. Após o ato público, as dezenas de Auditores-Fiscais se reuniram com a administração da Superintendência da 9ª RF. Veja aqui a íntegra do relato sobre a manifestação.
10ª Região Fiscal (RS)
Em Porto Alegre (RS), uma faixa foi colada em frente ao prédio da instituição, com a seguinte declaração: “S.O.S. Receita Federal; Auditores-Fiscais contra o sucateamento da RFB”. Após o ato público, aproximadamente 50 Auditores-Fiscais se reuniram com o superintendente.