Auditores paulistanos também são mais bem remunerados

A defasagem dos vencimentos dos Auditores-Fiscais da RFB (Receita Federal do Brasil) é algo inquestionável. Qualquer cidadão que acessar o Portal da Transparência da Prefeitura de São Paulo pode constatar que os Auditores-Fiscais de lá são mais bem remunerados que os da carreira federal.  

De acordo com as informações do site, no mês de maio, os vencimentos dos Auditores-Fiscais do município variam entre cerca de R$ 20 mil até R$ 34 mil. Ou seja, um valor bem superior ao subsídio pago aos Auditores da RFB.

A mesma defasagem já havia sido constatada na comparação com os salários de fiscais estaduais. Pelo menos 20 governos estaduais pagam melhor a seus fiscais. No entanto, a carreira federal é a que acumula mais atribuições a exemplo do combate ao contrabando e ao descaminho, a fiscalização das Aduanas e a administração das contribuições previdenciárias.

O Governo Federal deve se espelhar nos administradores estaduais e municipais e corrigir essa defasagem o mais rapidamente possível. Os Auditores-Fiscais integram uma carreira estratégica para o Estado e fundamental para a sanidade das contas públicas.

A Classe já decidiu parar as atividades no dia 30 de maio, durante o Dia de Mobilização de Advertência. Cabe agora ao Governo impedir uma paralisação por tempo indeterminado que pode trazer prejuízos desnecessários para o país.

Transparência – Sem adentrar na discussão acerca da disponibilização dos vencimentos dos servidores públicos, a DEN (Diretoria Executiva Nacional) questiona, no entanto, a divulgação do endereço do local de trabalhos desses servidores, como é feito no site da Prefeitura de São Paulo.

Independentemente de representar uma ato de invasão de privacidade e de ataque ao direito à intimidade, a disponibilização dos valores recebidos pelos servidores públicos não pode vir acompanhada dos locais de trabalho de cada um. A informação, além de irrelevante, põe em risco a segurança dos servidores públicos. O Sindifisco espera que o decreto da Presidência da República que determina a divulgação dos vencimentos dos servidores federais não peque pelo excesso, colocando em risco a segurança e até mesmo a vida dos seus quadros.

Conteúdos Relacionados