Auditores fazem ato contra a posse do novo superintendente da 10ª Região Fiscal

Cerca de 50 Auditores-Fiscais de Porto Alegre e de cidades do interior do Rio Grande do Sul (Pelotas, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Santo Ângelo, Santa Maria e Uruguaiana) estiveram, nesta segunda-feira (18), na Superintendência da 10ª Região Fiscal, na capital gaúcha, para protestar contra a posse do novo superintendente, Auditor-Fiscal Altemir Linhares de Melo. A posse vai de encontro às deliberações da categoria de nenhum Auditor assumir cargos de confiança durante a mobilização.
No ato coletivo, o Sindifisco Nacional foi representado pelo diretor de Relações Internacionais e Intersindicais, Auditor-Fiscal Dão Real Pereira dos Santos. Os Comandos Local e Regional de Mobilização também engrossaram o coro ao protesto.

No salão onde ocorria a cerimônia de posse, a entrada dos Auditores chegou a ser vetada. Mas após negociações, uma comissão liderada pelo Comando de Mobilização conseguiu ser atendida pelo superintendente, pela superintendente-adjunta, Maria Angélica Flores Orth, pelo subsecretário José de Assis Ferraz Neto, pelo chefe de gabinete, Antônio Márcio, e por diversos delegados e chefes de divisão. A audiência durou cerca de 1h30.
Na reunião, os Auditores expuseram a tônica da mobilização e as reivindicações da categoria, que envolvem três eixos centrais: a urgência na realização de concurso público para Auditores; a regulamentação da Lei 13.464/2017 e a revisão do orçamento da Receita Federal, que teve corte de mais de R$ 1,2 bilhão.

Em resposta, o novo Superintendente afirmou que a Administração da Receita tem feito o possível para atender às demandas dos Auditores e que o reajuste salarial de 5% ao conjunto de servidores públicos federais foi uma surpresa que desarrumou o planejamento do órgão. Os Auditores pediram ainda celeridade na publicação das portarias de exoneração. O subsecretário se prontificou a publicar ao menos 100 solicitações por semana.