Auditores do interior de SP participam do Sindifisco nas Bases

A terceira reunião telepresencial do projeto Sindifisco nas Bases reuniu nesta quinta (4) Auditores-Fiscais de oito cidades do interior de São Paulo, que durante cerca de duas horas interagiram de forma expressiva diante dos temas abordados pela Direção Nacional. O encontro contou com a presença de filiados de Piracicaba, Limeira, Araraquara, Franca, Araçatuba, Guarulhos, Presidente Prudente e São Sebastião.

A reunião, conduzida pelo diretor-secretário, Paulo Roberto Ferreira, teve a participação do presidente do Sindifisco Nacional, Kleber Cabral; do vice-presidente Ayrton Bastos; e dos diretores Getúlio José Uba Filho e Luiz Antônio Benedito (Assuntos Jurídicos); George Alex de Souza (Assuntos Parlamentares), Kurt Krause (Relações Internacionais e Intersindicais), Tiago Lima dos Santos (Administração e Finanças), Maria Antonieta Rodrigues (Plano de Saúde) e Julio Cesar Araújo (Comunicação Social).

Seguindo o roteiro dos primeiros encontros, a Direção Nacional exibiu um vídeo com um resumo das ações desenvolvidas pela entidade na defesa da classe, a exemplo da articulação acerca da desconcentração do poder decisório, do fim do voto de qualidade no Carf e da separação das carreiras na Receita Federal. Também pontuou iniciativas como a elaboração das “10 Medidas Tributárias Emergenciais” para enfrentamento da pandemia de Covid-19 e os webinares promovidos para dar visibilidade ao assunto junto à sociedade.

Sobre temas específicos da classe, Kleber Cabral reforçou a orientação para que os filiados não assinem o Plano de Desenvolvimento individual (PDI) e lembrou que os Auditores que seguiram essa determinação não foram prejudicados para efeitos de progressão ou promoção, graças à portaria da Administração que foi editada a partir do trabalho realizado pela Direção Nacional. Ele também destacou a atuação da entidade junto à Receita para evitar formas de controle incompatíveis com o cargo, como o ponto eletrônico.

Sobre a inspeção dos Auditores nos aeroportos, Kleber lembrou que a medida continua suspensa por mais seis meses e que a instituição está trabalhando pela solução definitiva do impasse junto à Anac. Por fim, lembrou que o Supremo Tribunal Federal proferiu decisão reconhecendo que os Auditores possuem carreira própria e exclusiva.

O presidente do Sindifisco destacou também ações recentes em prol de aposentados e pensionistas, que eram maioria entre os participantes da reunião desta quinta. Citou, por exemplo, a proposta de emenda à Medida Provisória 899/2019, que, além de buscar o restabelecimento da base de cálculo do Bônus de Eficiência, tentava resolver outra questão de suma relevância: a percepção do bônus pelos aposentados de forma integral, com a exclusão da “escadinha” que rompeu com a paridade.

O diretor de Assuntos Parlamentares George Alex fez um amplo relato sobre o trabalho do Sindifisco no Congresso Nacional acerca dessa emenda que eliminaria os entraves impostos pelo Tribunal de Contas da União à regulamentação do Bônus de Eficiência.

“O nível de engajamento dos filiados nos debates mostra que o projeto Sindifisco nas Bases tem dado certo. Diante das dificuldades que temos vivenciado em tempos de pandemia, optamos por nos fazer presentes, optamos por ampliar o debate com os colegas e por construirmos juntos as soluções diante desse novo normal que se apresenta. Acreditamos que é com a participação ativa que a representatividade é consolidada. Ficar ausente, para nós, não é opção”, avaliou Paulo Roberto.

Uma nova reunião está marcada para o próximo dia 9 com os filiados da região Nordeste, especificamente das cidades de Caruaru, Campina Grande, Feira de Santana, Mossoró, Ilhéus, Sobral, Juazeiro do Norte e Lauro de Freitas. Veja calendário abaixo:

 
Conteúdos Relacionados