Auditores debatem modelo de reforma tributária para o Brasil durante evento em Belo Horizonte

Uma reforma tributária justa e comprometida com o social. Essa foi a proposta debatida entre os Auditores-Fiscais no evento promovido, na última segunda-feira (5), pela Direção Nacional e pela Delegacia Sindical de Belo Horizonte, com apoio do Instituto Justiça Fiscal (IJF).

Representando o presidente do Sindifisco Nacional, Auditor-Fiscal Isac Falcão, estava o diretor-adjunto de Administração e Finanças, Auditor-Fiscal Marcos Barbonaglia. Pela Direção Nacional também estava presente o diretor-adjunto de Estudos Técnicos, Auditor-Fiscal Marcelo Lettieri Siqueira. O Auditor-Fiscal Sérgio Aurélio representou o Comando Nacional de Mobilização (CNM).

Marcelo Lettieri apresentou dados sobre a desigualdade social no país e explicou o papel da tributação na redução dessas desigualdades. Ele ressaltou que o principal problema do sistema tributário é a regressividade.

“Fazer uma reforma que trate a questão da regressividade como prioridade é fundamental e, para isso, é necessário que a gente faça a reforma da tributação da renda, do patrimônio e da riqueza. A Administração Tributária deve ser levada em conta na hora de se fazer uma reforma tributária justa”, acrescentou.

O Auditor-Fiscal Cláudio Honorato da Silva ministrou a palestra “A Reforma Tributária sob a ótica federal”, em que destacou a complexidade do sistema tributário nacional, que dificulta a fiscalização por parte dos Auditores-Fiscais, principalmente para grandes empresas. Ele defendeu a simplificação do sistema tributário, com a unificação de impostos e a extinção do IPI, substituindo-o por um imposto único sobre o valor agregado. Apesar disso, Cláudio Honorato acredita que a reforma tributária deve ser iniciada sobre a renda, e não sobre o consumo, como está proposta. “A reforma não será a ideal, mas será a necessária”, ressaltou.

O presidente da DS/BH, Auditor-Fiscal Robson José do Couto, abriu e fechou o evento. Ele enfatizou a função social do Auditor-Fiscal para o país. O evento contou com a participação de representantes da Administração da Receita Federal e dos fiscos estadual e municipal.

Conteúdos Relacionados