Auditores de Santos e região iniciam mobilização em defesa da Receita
Os Auditores-Fiscais planejaram uma série de manifestações públicas para demonstrar a insatisfação dos Auditores-Fiscais diante dos recentes ataques sofridos pela Receita Federal, tendo início nesta terça (20), no Porto de Santos (SP). Mais de 160 Auditores de Santos, São Paulo, Limeira, Piracicaba, região do ABC, Osasco e Barueri se reuniram no prédio da Alfândega para cobrar a garantia de uma Receita independente que atue de forma republicana em prol do Estado brasileiro.
O presidente do Sindifisco Nacional, Kleber Cabral, e dirigentes de diversas Delegacias Sindicais discursaram e detalharam as ilegalidades que vêm sendo cometidas contra os Auditores-Fiscais e a Receita. “Estamos recebendo interferências tanto do Supremo Tribunal Federal quanto do Tribunal de Contas da União, que estão cerceando o direito do Auditor e tirando a nossa segurança para trabalhar em relação às pessoas politicamente expostas”, afirmou Renato Tavares, presidente da Delegacia Sindical Santos.
Os Auditores também denunciaram a situação de dois outros ocupantes do cargo que foram punidos de forma arbitrária com afastamento de suas funções pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. Ressaltaram ainda a postura intimidatória do ministro do Tribunal de Contas da União Bruno Dantas, que solicitou dados de procedimentos fiscais realizados nos últimos cinco anos, relacionados a autoridades dos Três Poderes, bem como os nomes dos Auditores que atuaram nesses trabalhos.
Ao detalhar a onda de ataques aos Auditores-Fiscais, Kleber Cabral mencionou a discussão trazida pela imprensa de transformar a Receita Federal em autarquia ou agência. “Certamente não será para tornar o órgão mais independente ou livre de ingerências. Se o Governo quer blindar o órgão de interferências, basta ele mesmo parar de interferir”. Em entrevista à impressa local, ele ressaltou o apoio que os Auditores vêm recebendo da mídia e da sociedade em geral.
“A opinião pública e a imprensa são as grandes aliadas da Receita e dos Auditores. Temos enfrentado dificuldade na Câmara dos Deputados e no Senado e sofrido ataques de segmentos do STF e do TCU. Mas a imprensa e a opinião pública vêm dando um grande e fundamental apoio às atividades dos Auditores-Fiscais. Ao pagar seus impostos, a população não gosta de saber da existência de uma elite de agentes públicos que está blindada da atuação do Fisco”, declarou Kleber Cabral em entrevista à TV Tribuna.
Todos os participantes do ato de Santos foram convocados a participar das manifestações alusivas ao Dia Nacional de Luto, marcado para esta quarta (21), em todo o país. Os Auditores devem procurar suas Delegacias Sindicais para saber o local e o horário de cada protesto. A orientação é para que os Auditores-Fiscais usem roupas pretas ou qualquer outro adereço preto, como lenços e tarjas, em sinal de indignação.