Auditores de Roraima recebem apoio político às ações de mobilização

Os Auditores-Fiscais de Roraima receberam, nesta semana, duas sinalizações de que a mobilização da categoria conta com o apoio da classe política do estado. Na quarta (5), representantes da Receita Federal e do Sindifisco Nacional reuniram-se com o governador, Antonio Denarium (PSL-RR), e com empresários do setor de transportes, que sentem o impacto dos bloqueios nas rodovias. Nesta quinta (6), o senador Telmário Mota (PROS-RR) foi pessoalmente à Delegacia da Receita Federal (DRF) em Roraima, em Boa Vista, para se inteirar sobre a situação.

O Sindifisco Nacional foi representado pelo diretor financeiro da Delegacia Sindical de Roraima (DS/Roraima), o Auditor-Fiscal Rafael Anselmo Moreira, nos dois encontros, dos quais também participou o delegado da DRF no estado, Auditor-Fiscal Roberto Paulo da Silva Santos. Na reunião com o governador, esteve presente, ainda, o inspetor da Receita Federal em Pacaraima, Auditor-Fiscal Allyssom de Oliveira Rocha, que se deslocou à capital especialmente para tratar da mobilização e do represamento das mercadorias destinadas à exportação.

Em Pacaraima, divisa com a Venezuela, carretas e caminhões que transportam principalmente produtos de gênero alimentício encontram-se impedidos de atravessar a fronteira, na área de atuação da Inspetoria da Receita Federal (IRF) na cidade. O mesmo ocorre no município de Bonfim, na divisa com a Guiana. Nas duas regiões, as instalações do órgão são precárias e o déficit no quadro de servidores é severo.

Ao abordar a mobilização, Rafael Anselmo explicou ao governador que a luta pelo cumprimento do acordo salarial já ultrapassa cinco anos. Disse, ainda, que a categoria busca reverter o recente corte orçamentário, que reduziu a capacidade de operacionalizar as importações e exportações.

Em resposta, o governador mostrou aos Auditores e aos empresários seu próprio telefone celular, com os registros de um telefonema ao ministro da Economia, Paulo Guedes, e ao ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. Ao revelar os registros, Antonio Denarium disse que entrou em contato com os integrantes do governo federal a fim de intermediar soluções em favor dos Auditores e da Receita Federal.

“Estão abertas as negociações para o reconhecimento do bônus salarial de todos os Auditores-Fiscais da Receita Federal. E o governo de Roraima se sensibiliza com os caminhoneiros e as transportadoras que estão paradas, reconhecendo também a necessidade da reposição salarial dos Auditores da Receita Federal”, afirmou Denarium, conforme destacou a própria agência oficial de notícias do estado

Para saber mais detalhes a respeito da regulamentação do bônus de eficiência, no âmbito da administração da Receita Federal e do governo federal, o governador ligou para o Auditor-fiscal Julio Cesar Vieria Gomes, secretário especial do órgão. Em viva-voz, diante dos donos de transportadoras e dos Auditores, Antonio Denarium foi informado, por Julio, de que a regulamentação permanece emperrada na Casa Civil.

Já no encontro com o senador Telmário Mota, o objetivo foi ampliar o apoio à mobilização junto ao Congresso Nacional. O parlamentar se prontificou a levar a questão aos demais senadores. Em vídeo divulgado em suas redes sociais, Telmário ressaltou a demora na regulamentação do bônus e o déficit no quadro de servidores da Receita Federal em Pacaraima. “Lá só são três Auditores para atender uma demanda de cem caminhões por dia. É impossível trabalhar com esse quadro”, declarou o senador.

Conteúdos Relacionados