Auditores da 8ª Região Fiscal participam de capacitação para o trabalho parlamentar

Nos dias 11 e 12 de abril, Auditores-Fiscais da 8ª Região Fiscal, com exceção de Santos, participaram, na capital paulista, do curso de Relações Institucionais e Governamentais, Processo Decisório e Políticas Públicas, promovido pela Diretoria de Assuntos Parlamentares do Sindifisco Nacional. A atividade foi realizada em parceria com a Delegacia Sindical de São Paulo.

O objetivo do curso é capacitar Auditores-Fiscais para atuação no trabalho parlamentar. As atividades englobam temas como processo de decisão, grupos de pressão, processo legislativo, dicas para abordagem de parlamentares, dentre outros. As aulas são ministradas pelos consultores da Diálogo Institucional Assessoria e Análise de Políticas Públicas, Luiz Alberto dos Santos e Antônio Augusto de Queiroz, e pelos diretores de Assuntos Parlamentares, Auditores-Fiscais Floriano de Sá Neto e Patrícia Fiore. Em São Paulo, o curso contou com a participação do presidente da DS, Auditor-Fiscal Paulo Oshiro.

“O trabalho parlamentar foi fortalecido com a entrada de novos colaboradores que têm muitos contatos políticos e experiência na atividade”, pontuou o diretor Floriano de Sá Neto. O presidente da DS lembrou da importância do então senador Major Olímpio, na época da votação da Reforma da Previdência, quando ele e a diretora Patrícia Fiore foram acompanhar pessoalmente o pleito com cerca de 20 Auditores-Fiscais e, de acordo com seu relato, esse foi um dos motivos que segurou a votação da reforma.

Floriano agradeceu a parceria com a DS e reforçou a importância do contato da base com o parlamentar. “O trabalho parlamentar forte na base faz toda a diferença no Congresso Nacional. Além disso, estamos com um projeto de fazer uma nova oficina, de forma mais prática, brevemente”, complementou.

“A turma de São Paulo foi muito participativa e instigou debates relevantes sobre políticas de interesse da carreira e do Fisco. Certamente será um grande aporte ao trabalho parlamentar do Sindifisco”, pontuou Luiz Alberto.

Capacitação em Santos

Esta foi a nona edição do curso. A próxima capacitação será realizada em Santos (SP), nos dias 20 e 21 de maio, direcionada a Auditores-Fiscais de Santos. As inscrições estão abertas e devem ser feitas exclusivamente pela Delegacia Sindical local, que encaminhará as indicações dos filiados à Diretoria de Assuntos Parlamentares, por meio do preenchimento de formulário específico enviado via e-mail.