Auditores comparecem a lançamento de Frente sobre Gestão Pública
Diante de um auditório lotado de centenas de servidores públicos no Senado Federal, o deputado federal Luiz Pitiman (PMDB/DF) fez o lançamento, na tarde de terça-feira (19/6), da Frente Parlamentar Mista de Fortalecimento da Gestão Pública, da qual ele é o presidente.
“A sociedade tem a percepção de que paga impostos altos e que não vê retorno. O sentimento geral é de que a máquina pública gasta muito e gasta mal”, disse o presidente da Frente.
“Para ajudar a discutir esses e outros problemas teremos a partir de agora 11 coordenadores que debaterão junto com os representantes do Executivo, do Judiciário e do serviço público uma nova maneira de ver a gestão pública”, explicou.
Contribuição – Presente à mesa da solenidade o presidente do Fonacate (Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado) e do Sindifisco Nacional, Pedro Delarue, acredita que essa é uma oportunidade para as várias carreiras, notadamente aquelas que são estratégicas para o Governo, contribuírem com sugestões e estudos sobre os variados temas ligados à Frente.
“No caso da coordenação de gestão tributária e fiscal, a intenção do Sindifisco é apresentar todos os estudos técnicos de maneira a contribuir para a busca de uma maior justiça fiscal para o Estado. A oportunidade servirá ainda para que a entidade tente encampar na Frente a defesa da LOF (Lei Orgânica do Fisco)”, disse Delarue.
A coordenação de gestão tributária e fiscal tem como coordenador o deputado federal João Dado (PDT/SP), que foi uma sugestão do Sindifisco Nacional acatada pelo presidente da Frente Parlamentar.
“Acredito que esse espaço ajude a redefinir a expressão ‘servidor público’ para ‘servidor do público’”, mencionou o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Carlos Ayres Brito, ao lembrar a importância do cuidado de todas as esferas com a máquina pública e colocar sua "expertise" à disposição dos debates produzidos pela Frente.
“A partir da iniciativa de hoje estamos consolidando a identidade brasileira e criando um clima para a frutificação de novas ideias e práticas”, completou o ministro.
Sob aplausos, o vice-presidente da Frente Parlamentar, senador Aécio Neves (PSDB/MG), concluiu o pensamento de que o ato de lançamento “foi a ação de maior importância ocorrida durante os últimos meses. Isso porque não há mais nada urgente do que ter uma agenda transparente da gestão pública de qualidade”.
O senador mineiro lembrou que o país avançou em vários setores ao longo dos anos com a recuperação da democracia, o protagonismo nos debates políticos internacionais e o destaque da economia, mas ainda caminhou muito pouco em relação a boa aplicação do dinheiro público.
Participação – Estiveram ainda à mesa o presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), Benjamim Zymler, o ministro-chefe da CGU (Controladoria Geral da União), Jorge Hage Sobrinho, a 1ª vice-presidente da Câmara dos Deputados, Rose de Freitas (PMDB/ES); o vice-presidente da Frente, senador Valdir Raupp (PMDB/RO); o representante dos coordenadores setoriais e estaduais da Frente, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN); o conselheiro da Câmara de Gestão e Planejamento da Presidência da República, Jorge Gerdau; a secretária de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Ana Amorim; o ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Teori Albino Zavascki; e o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do Distrito Federal, Francisco Caputo.
O grupo de trabalho parlamentar do Sindifisco foi presença expressiva na plateia. Também estiveram presentes o vice-presidente do Sindifisco, Lupércio Montenegro, e os diretores João Santos e Raul Cabadas (Assuntos Parlamentares), Luiz Fuchs (adjunto de Defesa da Justiça Fiscal e Seguridade Social); Agnaldo Neri (adjunto de Finanças), Rafael Pillar (Relações Intersindicais) e Aparecida Bernadete Donadon Faria (Assuntos de Aposentadoria e Pensões).
{yoogallery src=[images/publicacoes/boletins/2012/06junho/Bol685/Galeria_Frente/]}