Auditores avaliam o trabalho parlamentar na Câmara
Na manhã de quarta-feira (5/11), os Auditores Fiscais realizaram uma reunião de avaliação do trabalho parlamentar em favor da aprovação da PEC 555/06 (que acaba gradativamente com a cobrança de contribuição previdenciária sobre os proventos dos servidores públicos aposentados e pensionistas), na Câmara dos Deputados, ocorrido no dia anterior (4/11). Na ocasião, os filiados também buscaram o apoio dos parlamentares para a regulamentação da Lei 12.855/2013, que institui a Indenização de Fronteira.
Durante a reunião, conduzida pela Diretoria de Assuntos Parlamentares do Sindifisco Nacional, foram feitas explanações detalhadas pelas duplas de Auditores formadas para visitar os gabinetes, o que demonstrou o empenho dos 40 Auditores em defender os interesses da Classe.
De acordo com os relatos das duplas, na maioria dos gabinetes visitados houve boa recepção e comprometimento de grande parte dos parlamentares em apoiar as causas da entidade. Os deputados contatados também teriam garantido a presença no plenário no momento em que a PEC 555/06 estiver na ordem do dia para a votação favorável.
Os Auditores descreveram os elogios, por parte de parlamentares, sobre a atuação do Sindicato na casa legislativa, ressaltando o trabalho árduo e a importância da presença de representantes da entidade no local.
Outro fato considerado positivo foi a constatação dos Auditores de que o cartaz alusivo à campanha de aprovação da PEC 555/06 e à regulamentação da Indenização de Fronteira continua colado em vários gabinetes localizados em andares diferentes da Câmara. As peças foram afixadas por ocasião do trabalho parlamentar realizado em outubro. O grupo coordenado pelo Sindifisco aproveitou a oportunidade para disponibilizar o cartaz nos gabinetes que ainda não o tinham.
Sobre o trabalho contínuo do Sindifisco em prol da aprovação da PEC, o diretor-adjunto de Assuntos Parlamentares, Castelo Bessa, relembrou que toda a Câmara foi visitada e foi realizado o trabalho junto às lideranças. “Fizemos um trabalho consistente e com grande relevância, que talvez nenhuma outra entidade tenha feito. Foram visitados todos os 513 gabinetes dos Deputados. Também atuamos junto às bases”, frisou.
Em seguida, o diretor ressaltou que a aprovação da PEC 555/06 não terá um grande impacto financeiro para o Governo, pois, além de ser gradativa, haverá arrecadações com o Imposto de Renda e incidência de impostos sobre o consumo, em consequência do incremento de renda disponível para os beneficiados pela medida.
Na oportunidade, Castelo lembrou que o Sindifisco está inserido no Una-se (Movimento Unificado dos Idosos, Aposentados e Pensionistas do Serviço Público e do Instituto Nacional de Seguro Social), que já realizou manifestações em Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e Natal (RN) pedindo a aprovação da matéria.