Auditor lança vídeo sobre origem do Imposto de Renda
“A história do Imposto de Renda por meio de fatos curiosos”, é o título do novo vídeo-documentário produzido pelo Auditor-Fiscal aposentado Cristóvão Barcelos Nóbrega. Lançado na internet no último dia 30, o vídeo já contabiliza mais de 300 visualizações.
De acordo com a pesquisa histórica feita pelo Auditor, o Imposto de Renda surgiu em 1799, na Inglaterra, em meio uma disputa entre ingleses e franceses. No Brasil, o IR teria sido instituído em 31 de dezembro de 1922. Entre os fatos curiosos relatados por Cristóvão Barcelos Nóbrega, pode-se citar que a primeira sede da Delegacia Geral do Imposto de Renda, órgão correspondente à Receita Federal, foi em um parque de diversões no Rio de Janeiro.
No vídeo de 54 minutos, além de contar a história do IR no mundo, o aposentado faz análises sobre o tema e defende que o tributo é um instrumento de justiça fiscal, na medida em que cobra mais de quem ganha mais. Na avaliação dele, justiça fiscal e arrecadação não seriam conflitantes. No entanto, para o documentarista o Imposto de Renda no Brasil hoje é mais injusto que no passado, por cobrar “mais do trabalho e menos do capital”. O vídeo também faz uma crítica a concentração dos tributos sobre bens e serviços.
Antes deste documentário, Cristóvão Barcelos Nóbrega produziu um ciclo de vídeos em que retrata a história tributária. Em janeiro, o Auditor lançou o quarto vídeo da série: “Nascimento de um Tributo”. As três produções anteriores são: “Nascimento de um Cargo”, “Justiça Fiscal no Imposto de Renda” e “Ninguém Escapará”.
Confira o vídeo na íntegra!