Auditor lança livro na XV Bienal no Rio de Janeiro

O Auditor-Fiscal Marco Aurélio Nedel lançou a segunda edição do seu livro "Seringal – O Mundo dos Bravos" na XV Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro no dia 10 de setembro.  A obra é um ensaio de história e ficção que, em 186 páginas, aborda a ocupação do planalto central, iniciada em 1943, através do II Ciclo da Borracha. Nedel é Auditor desde 1993 e, atualmente, está lotado na DRF (Delegacia da Receita Federal) de Joaçaba (SC).

Por volta de 1975, o escritor se estabeleceu no estado de Mato Grosso e  teve a oportunidade de conhecer famílias tradicionais, que à época exploravam seringais nativos para a produção da borracha. Nedel, que desempenhava funções de contabilista junto aos seringalistas, ao mesmo tempo observava com interesse os relatos daquela “epopéia” e já revelava interesse em escrever um livro.

Em 2007, o último remanescente dentre os seringalistas, Antônio Junqueira, relatou a ele fatos históricos da ocupação. Três anos depois, o livro ficou pronto. A obra pode ser adquirida pela Internet, por meio do endereço:
http://www.livrarialitteris.com.br/default.asp?produto/530.