Auditor-Fiscal lança sexto vídeo sobre a história do Imposto de Renda
O Auditor-Fiscal aposentado Cristóvão Barcelos da Nóbrega acaba de lançar o vídeo “O imposto de renda nas grandes crises”, um apanhado histórico da importância desse tributo em momentos de guerra, crise ou extrema necessidade de recursos financeiros. Com duração de 23 minutos, o vídeo está disponível na plataforma YouTube e pode ser acessado no seguinte endereço: https://www.youtube.com/watch?time_continue=1410&v=XQ0kW41ImQ0.
“O imposto de renda nas grandes crises” é o sexto de uma série de vídeos sobre o tema produzidos pelo Auditor-Fiscal. Pesquisador independente, ele demonstra que, devido ao alto poder de arrecadação, o Imposto de Renda pode ajudar a diminuir o impacto da crise agravada pelo novo coronavírus, aumentando a arrecadação e promovendo justiça fiscal.
Aos 73 anos, autor dos livros “80 anos de Imposto de Renda no Brasil” (2003) e “A História do Imposto de Renda no Brasil, um Enfoque da Pessoa Física” (2014), ambos editados pela Receita Federal, Cristóvão Barcelos da Nóbrega diz que considera a produção de vídeos uma “brincadeira cinematográfica”. “Eu faço tudo, desde pesquisa, direção, edição, narração. É uma diversão, mas também com a intenção de produzir algo útil”, explica.
Para ele, abordar aspectos históricos da tributação no Brasil e no mundo é uma forma de contribuir para aprofundar o debate na sociedade. “Quem não conhece a História está fadado a repetir seus erros e não pode aperfeiçoar os acertos. A História nos mostra como o Brasil lidou com grandes crises e necessidade urgente de recursos financeiros. É uma lição para o presente”, finaliza.
Histórico – Criado em 1799, na Grã-Bretanha, sob a justificativa de garantir recursos ao Estado para enfrentar a França de Napoleão Bonaparte, o Imposto de Renda seria suprimido em 1815, após a Batalha de Waterloo. Retornou em 1842 e foi extinto dez anos depois, até ser instituído de forma definitiva em 1853, por ocasião da Guerra da Criméia. Em outros países, como Austrália e Canadá, o Imposto de Renda seria implementado por causa da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).
No Brasil, após inúmeras tentativas, o Imposto de Renda foi instituído oficialmente em 1922, por conta da extrema necessidade de recursos. Durante a Segunda Guerra, com a queda do comércio internacional e, por consequência, do imposto de importação, o governo brasileiro cria, em 1940, uma comissão para reorganizar os serviços da Diretoria do Imposto de Renda, com o objetivo de aumentar a arrecadação. Em 1944, o Imposto de Renda alcança o primeiro lugar em arrecadação federal, graças às medidas administrativas, como a criação do serviço de fiscalização e a modernização da máquina administrativa.
O Sindifisco Nacional manifesta orgulho pelo trabalho de pesquisa e produção desenvolvido pelo Auditor-Fiscal Cristóvão, que, após toda uma vida de dedicação funcional à Receita, continua em sua aposentadoria contribuindo para preservar a história da tributação no Brasil e a memória da instituição, o que engrandece também o valor do cargo para a sociedade. Em nome de todos os Auditores-Fiscais: muito obrigado, Cristóvão!