Auditor-Fiscal aposentado cria vídeo em comemoração aos 80 anos do prédio do MF no Rio de Janeiro

Foto: SRA-RJ/SGC

O edifício-sede do Ministério da Fazenda, no Rio de Janeiro, completou 80 anos em 10 de novembro de 2023. Milhares de Auditores-Fiscais trabalharam ou ainda trabalham no local e, para homenagear esse prédio histórico, o Auditor-Fiscal aposentado Cristóvão B. da Nóbrega criou um vídeo comemorativo da data.

Abaixo, o autor faz um complemento histórico sobre o trabalho realizado, juntamente com homenagens aos que estão ou passaram pelo órgão:

“No mês seguinte ao da inauguração, os funcionários do imposto de renda já trabalhavam na nova Casa. Em 21 de abril de 1960, a capital do Brasil foi transferida do Rio de Janeiro para Brasília, mas a administração do Imposto de Renda, do IPI e de outros tributos federais permaneceram no Rio. Com a criação da Receita Federal, em 20 de novembro de 1968, os órgãos centrais continuaram no Palácio da Fazenda até 1971, quando houve a mudança para Brasília.

Para humanizar o documentário, no final, são apresentadas fotos de alguns colegas que tiveram ou têm o edifício como local de vida profissional. A homenagem, no entanto, é para todas as pessoas que o construíram (engenheiros, arquitetos, escultores e operários), para quem ali trabalhou ou trabalha e que fizeram do Palácio da Fazenda patrimônio cultural do Rio de Janeiro e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).”