Auditores se mobilizam e entregam pauta de reivindicação

Cerca de 100 delegados e observadores da Plenária Nacional, realizada quinta e sexta-feira (27 e 28/5), em Brasília, chamaram a atenção da sociedade e do governo em frente ao prédio do Ministério da Fazenda para as demandas da categoria, na Esplanada dos Ministérios. Durante um ato público realizado na tarde de sexta-feira, eles encerraram as atividades da Plenária com a mobilização dos filiados e a entrega da pauta de reivindicações da categoria ao substituto do secretário da RFB (Receita Federal do Brasil), Auditor-Fiscal Mishiaki Hashimura.

Durante o ato, o presidente do Sindifisco, Pedro Delarue, lembrou aos demais Auditores algumas lutas importantes como as relativas à campanha salarial e à LOF (Lei Orgânica do Fisco). “Algumas coisas justificam a nossa vinda até aqui. Uma delas é que conseguimos abrir uma mesa de negociação no Ministério do Planejamento e, agora, queremos a presença dos representantes da Receita junto conosco para fortalecer a categoria”, disse.

Delarue conseguiu negociar com o subsecretário de Arrecadação e Atendimento (Suara) da RFB e substituto do secretário da Receita, Mishiaki Hashimura, a recepção de uma comitiva de Auditores formada durante o ato para entregar a pauta reivindicatória e cobrar celeridade na aprovação de alguns itens, como a minuta da LOF. Na oportunidade, ele entregou uma cópia do documento, que também traz questionamentos aprovados na última Assembleia no dia 16 de abril, e que já foi entregue ao próprio secretário da Receita, Auditor-Fiscal Otacílio Cartaxo, no dia 28 do mesmo mês.

Sobre o reajuste salarial, o sindicalista lembrou a valorização de outras categorias trabalhistas e reiterou que a autoridade fiscal não pode ter seus direitos já conquistados rebaixados. “Não podemos admitir um fosso remuneratório. Precisamos mostrar ao próximo governo que o nosso trabalho é importante para o desenvolvimento do país e depende, inclusive, de maior valorização e respeito”, endossou Delarue.

Conclusões Ao todo, participaram da comitiva sete representantes de DS (Delegacias Sindicais), além de diretores da DEN (Diretoria Executiva Nacional). O presidente da DS/Rio, Aélio dos Santos Filho, reforçou a importância do apoio da administração às demandas aprovadas durante a Plenária. “A Polícia Federal, por exemplo, quando faz suas reivindicações, tem o apoio de seus superiores. Espero que a nossa iniciativa de conversar com os dirigentes garanta o compromisso da administração", ressaltou.

Outra sindicalista, Luzia Molina, da DS/Presidente Prudente, achou o momento oportuno e espera que a mobilização dê resultados. “O subsecretário foi bastante solícito e ficou de dar prosseguimento ao debate do pleito. Acredito que nossa vinda foi importante para marcar a posição de todos”, concluiu. 

Conteúdos Relacionados