Minuto de silêncio lembra AFRF assassinado em Maringá

A violência contra auditores-fiscais da Receita Federal e demais agentes de Estado tem como alvo o próprio Estado e é a ele que cabe garantir a segurança de seus servidores. “Se um infrator perceber que pode evitar a fiscalização por meio da violência contra os AFRFs, todos nós estaremos em risco”, afirma o presidente do Unafisco Sindical, Carlos André Nogueira. Ele participou ontem pela manhã da solenidade de abertura do seminário “Segurança no Trabalho Fiscal”, em Maringá (PR), onde, em 29 de setembro, o auditor José Antonio Sevilha foi assassinado. Sevilha foi homenageado pelos 100 participantes do evento com um minuto de silêncio.

Segurança como hábito – O seminário foi aberto pelo presidente da Delegacia Sindical de Maringá, Edair Ribeiro da Silva, que elogiou a abnegação dos colegas que trabalharam, junto com a direção nacional do Unafisco, para viabilizar o evento e destacou a presença de AFRFs de todo o Brasil. “Certamente não sairemos deste seminário como especialistas em artes marciais ou como exímios atiradores, mas a reflexão que faremos aqui nos ajudará a reforçar nossa consciência de que a segurança deve ser um hábito cotidiano”, afirmou Edair.

O delegado da Receita Federal em Maringá, Décio Rui Pialarissi, elogiou a iniciativa do Unafisco de promover o debate sobre a segurança, lembrando que o Sindicato estava suprindo uma lacuna da Administração. Ele defendeu a divulgação do papel desempenhado pelos AFRFs como um fator importante para aproximar os auditores da sociedade e lembrou o trabalho que o Unafisco desenvolve nesta área.

Ontem foram realizados painéis sobre segurança jurídica na atividade fiscal e sobre segurança física e a abordagem na atividade fiscal. O seminário prossegue hoje com os painéis sobre procedimentos na atividade fiscal em situações especiais, sobre inquérito e ação penal na atividade fiscal e segurança em sistemas de informação. A cobertura completa do evento será divulgada nas próximas edições deste Boletim Informativo.

Conteúdos Relacionados