Assembleias Gerais: Auditores-Fiscais aprovam indicativo

Os Auditores-Fiscais aprovaram, em assembleias gerais locais finalizadas nesta sexta (13), o indicativo que remete à apreciação do Conselho de Delegados Sindicais (CDS) as propostas que constam no relatório do Grupo de Trabalho da Reforma Estatutária. Um total de 49 Delegacias Sindicais – cerca de 59% – votou a favor do indicativo, de um universo de 83. Pelas regras do estatuto, com 30% de aprovação, o CDS já poderia pautar a deliberação sobre o relatório para sua próxima reunião.

A expectativa é que, no próximo encontro do Conselho, sejam analisados o mérito e a urgência das propostas. Se houver aprovação pela maioria absoluta dos membros do CDS, o tema poderá ser pautado em assembleia nacional. Nessa votação, as alterações estatutárias vão precisar do aval de 2/3 dos participantes para que entrem em vigor.

Para o presidente da Mesa Diretora do CDS, o Auditor-Fiscal Anderson Akahoshi Novaes, a votação foi expressiva e traduz a vontade de mudanças no sistema. “Tínhamos a expectativa da aprovação pelas Delegacias Sindicais, pois há necessidade de atualização do nosso estatuto. Com essa aprovação significativa, demos o primeiro passo”.

Propostas de Alteração – Para garantir a transparência no processo e a participação democrática dos Auditores-Fiscais, o Grupo de Trabalho da Reforma Estatutária recebeu as propostas de alteração via formulário eletrônico, disponibilizado no site do Sindifisco Nacional, no período de 14 de agosto a 4 de setembro. No dia 16 de outubro, foi realizada uma audiência pública em formato telepresencial, na qual os autores das propostas puderam explicar as mudanças pretendidas.

Das 126 propostas recebidas pelo GT, 24 foram acolhidas totalmente e 26 parcialmente. O relatório final do Grupo de Trabalho, criado no início de agosto com a missão de sistematizar as sugestões de alteração, foi aprovado por 42 votos, durante a reunião do CDS realizada nos dias 29 e 30 de outubro, com a inclusão de cinco emendas aprovadas pelo plenário.

 

Conteúdos Relacionados