Sindifisco defende justiça fiscal em jornal carioca

O jornal carioca O Dia publicou nesta sexta-feira (16/7) artigo assinado pelo presidente do Sindifisco Nacional, Pedro Delarue, que trata sobre justiça fiscal. O texto intitulado “Mais justiça nos impostos”, explica o porquê da necessidade da criação da Demac (Delegacia de Maiores Contribuintes da Receita Federal do Brasil).

De acordo com a publicação,  “o objetivo é fiscalizar os contribuintes mais significativos em termos de capacidade contributiva do país”. Ainda segundo o texto, “o que se pretende é dar um tratamento proporcional à capacidade de cada um, por meio da especialização, uma forma de reforço da justiça no tratamento de todos”.

Conforme o texto, ao contrário do que insinuam as pessoas contrárias à criação da nova delegacia, a instituição não foi criada para castigar os grandes contribuintes, mas para atuar como garantidor da justiça fiscal. “A nova delegacia não é um castigo. O que existe é um esforço do Estado brasileiro para garantir a plena justiça fiscal. A Demac foi criada porque os maiores contribuintes são os que dispõem de mais recursos para a elaboração de complexas estratégias de elisão de tributos, gerando a necessidade de que a Receita Federal esteja mais preparada para se confrontar com tal situação”, destaca o presidente do Sindifisco na publicação.

“É função do órgão e de seus Auditores-Fiscais zelar para que o Estado seja provido dos recursos necessários para cumprir a lei e para promover condições melhores para todos, sempre tendo por norte a justiça fiscal, na qual os que mais lucram devem ser chamados a contribuir mais para o bem-estar da sociedade”, conclui o texto.